COVID-19: 7.ª edição do Festival da Abóbora adiada para 2021

A União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia (UFLA) decidiu adiar a edição deste ano do Festival da Abóbora, para o próximo ano, devido à pandemia de Covid-19. Este ano, o certame ia decorrer nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro.

Em comunicado enviado à nossa redacção, a UFLA explica que a decisão de adiar a 7.ª edição do certame teve em consideração as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e a evolução da pandemia no país. Foi também decidido não realizar a Semana Gastronómica da Abóbora, que habitualmente antecede o festival.

Apesar disso, e devido à importância da cultura da abóbora no seu território, a União de Freguesias decidiu assinalar o acontecimento com a colocação de abóboras em vários locais da freguesia, apelando também ao comércio tradicional para a decoração das suas montras com abóboras.

No dia 31 de Outubro vai ser promovida uma exposição de abóboras, junto ao edifício da Junta de Freguesia, na Lourinhã. Para esse dia estão ainda previstas outras actividades, como esculturas de abóboras e uma sessão sobre o cultivo de abóboras gigantes (caso as condições meteorológicas o permitam).

Na nota, a Junta de Freguesia lamenta a decisão, sublinhando ser a decisão “mais responsável e necessária”, para salvaguardar a saúde de todos.