COVID-19: Actuação dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã

Foto: Arquivo

A Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil divulgou, no início desta semana, que 44 bombeiros estão actualmente infectados com COVID-19 e 265 estão em quarentena. Embora estes números não reflitam a realidade da corporação da Lourinhã, falámos com  o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, Carlos Pereira, que nos disse que esta é uma situação “normal”, uma vez que estes profissionais estão na linha da frente.

Em declarações à RCL, o Comandante Carlos Pereira, disse-nos que quatro elementos da corporação já estiveram em isolamento, depois de terem contactado com um doente infectado. Apesar disso, os testes realizados aos quatro bombeiros deram resultado negativo.

À data foi decidido, em articulação com a Delegada de Saúde, que não era necessário realizar testes a toda a corporação de bombeiros, uma vez que estes quatro efectivos não estiveram em contacto com o resto da corporação.  

O responsável explicou-nos ainda que, qualquer que seja a ocorrência, os bombeiros utilizam sempre máscara de protecção individual e luvas. Sempre que exista suspeita de infecção, os bombeiros utilizam o equipamento de protecção individual completo. Entre as medidas de protecção adoptadas, está a desinfecção dos veículos sempre que chegam ao quartel.

Declarações do Comandante dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, Carlos Pereira, sobre as medidas que estão a ser implementadas pela corporação no âmbito da pandemia de COVID-19.