Assinado protocolo para o desenvolvimento de plano estratégico para o futuro Geoparque Oeste

Foi assinado ontem, 29 de Junho, em Peniche, um protocolo de cooperação entre a Associação Geoparque do Oeste (AGEO) e o Instituto Politécnico de Leiria, com vista ao desenvolvimento de um plano estratégico para a candidatura do território de cinco concelhos da região a Geoparque do Oeste. A AGEO foi criada em 2017, pelos municípios da Lourinhã, Torres Vedras, Peniche, Óbidos e Bombarral, com o objectivo destes territórios apresentarem uma candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO.

A RCL conversou com Miguel Reis Silva, o Coordenador Executivo do aspiring Geoparque Oeste, que nos explicou o que se pretende com este projecto.

Miguel Reis Silva, foto de arquivo

O responsável disse-nos ainda que o objectivo passa por criar uma rede de parceiros, que apoiem no desenvolvimento de programas educativos e turísticos, no território destes cinco municípios.

Miguel Reis Silva explicou-nos ainda que antes da candidatura ser apresentada, é necessário ter actividades já desenvolvidas, com programas educativos a funcionar e com um plano estratégico de conservação definido, para os locais com interesse geológico, turístico ou paisagístico. O responsável considera que “este é um longo caminho a percorrer”, mas espera que, com o empenho de todos, “seja possível apresentar a candidatura no prazo de um ano ou ano e meio”.

Devido à pandemia de COVID-19, várias actividades tiveram de ser adiadas, como é o caso de um seminário e um congresso. Apesar disso, a AGEO está a preparar um a apresentação pública deste projecto, bem como uma formação online para professores.

Declarações de Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do aspiring Geoparque Oeste, sobre este projecto que está a ser desenvolvido por cinco Municípios da Região Oeste.