COVID-19: Câmara da Lourinhã actualiza medidas da prevenção da pandemia

A Câmara Municipal da Lourinhã actualizou as medidas de combate à pandemia de Covid-19 no concelho. Em comunicado enviado à nossa redacção, o município informa a população das medidas de prevenção em vigor no concelho, que tem por objectivo “responder ao aumento do número de novos casos de contágio da doença Covid-19”. As medidas agora implementadas estão “sujeitas à avaliação permanente, em articulação com as orientações das autoridades de saúde” e vão estar em vigor até 18 de Abril.

O município decidiu manter em funcionamento o atendimento ao munícipe no edifício dos Paços do Concelho, através de marcação. O mesmo acontece com outros serviços municipais para os quais é necessária marcação. Os Mercados Municipais da Lourinhã e da Praia da Areia Branca, bem como os parques e jardins de gestão municipal e o Parque de Campismo da Praia da Areia Branca vão manter o seu normal funcionamento. Desde segunda-feira que a Biblioteca Municipal, a Galeria Municipal e o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro podem voltar a receber público. Quanto ao Estádio Municipal a circulação é exclusiva aos atletas e equipas técnicas. No que diz respeito às cerimónias fúnebres, estas podem realizar-se no interior do cemitério acompanhadas por família no máximo de 30 pessoas, condicionada ao cumprimento das normas da Direcção-Geral de Saúde. A autarquia irá manter o apoio alimentar a todos os jovens que beneficiam de apoio social escolar, “sendo que o mesmo deve ser solicitado no respectivo Agrupamento de Escolas.

O município decidiu manter encerrados ao público alguns equipamentos municipais, como o Pavilhão Polidesportivo Municipal e o Pavilhão da Casa do Povo da Lourinhã (onde está instalado o Centro de Vacinação Covid-19). O Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, o Auditório Municipal da Lourinhã e Postos de Turismo da Praia da Areia Branca e da Lourinhã também vão manter-se encerrados.

Face à pandemia devem manter-se encerrados os espaços de actividades recreativas, de lazer e diversão, como discotecas, bares e salões de dança ou de festa. Espaços relacionados com actividades culturais e artísticas, como auditórios, cinemas e teatros e espaços para actividades de âmbito social, educativas e formativas devem permanecer encerrados.

No que diz respeito à restauração, os restaurantes, cafetarias e casas de chá podem funcionar em regime de take-away e de entrega ao domicílio. Estes estabelecimentos podem também funcionar com serviço de esplanada, até quatro pessoas por grupo.

Nesta fase, espaços como termas e spas devem manter-se encerrados.