COVID-19: Centro Hospitalar do Oeste cria áreas especificas para receber casos suspeitos

Foto: Google Imagens

O Centro Hospitalar do Oeste definiu circuitos autónomos para receber casos suspeitos de COVID-19 nas Urgências e Internamento das Caldas da Rainha e de Torres Vedras. Num comunicado enviado à nossa redacção, o Centro Hospitalar do Oeste refere que os novos circuitos foram criados “nas urgências médico-cirúrgicas, com áreas especificas para receber os casos suspeitos, separadas das habituais áreas” para receber outros doentes com outras patologias. Estão também definidas áreas especificas para o internamento de doentes infectados com circuitos independentes para doentes e profissionais.

Na nota, o Conselho de Administração do CHO sublinha que “só se deve dirigir à urgência hospitalar após contacto com a linha SNS 24 (808 24 24 24)”. Caso apresente algum dos sintomas de infecção por COVID-19, como dificuldade respiratória ou tosse (mais persistente que o habitual) ou febre (mais de 38ºC) deve ligar para a linha SNS 24.

A avaliação pela linha SNS 24 fará o encaminhamento adequado a cada situação clínica, que poderá implicar o isolamento no domicílio e sob vigilância, a avaliação médica em Áreas Dedicadas para COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários ou nos Serviços de Urgência do SNS.

Caso seja encaminhado para a Urgência médico-cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha, o CHO informa que na entrada está um enfermeiro que fará uma pré-triagem e encaminhará o doente para o local apropriado de atendimento: Urgência Pediátrica, Obstétrica/Ginecológica ou Geral. No período entre a meia-noite e as 8h o utente deverá accionar uma campainha para chamar o enfermeiro. Doentes com queixas respiratórias (tosse, febre e falta de ar) são encaminhados de imediato para Zona de Triagem Respiratória.

 Na Urgência médico-cirúrgica da Unidade de Torres Vedras, os utentes com queixas respiratórias devem dirigir-se ao Balcão 5 (à esquerda da entrada do Serviço de urgência, no exterior). No local estará um enfermeiro que, após um questionário específico para validação de caso suspeito, encaminhará os mesmos para o espaço da Consulta Externa – Zona de Triagem Respiratória.

O Centro Hospitalar do Oeste recorda ainda que os episódios de urgência triados com as cores verde (pouco urgente) ou azul (não urgente), estão a ser orientados para os Cuidados de Saúde Primários, para o ACES Oeste Norte e ACES Oeste Sul. Nestes casos, o utente deverá contactar (por telefone ou e-mail) o seu Centro de Saúde ou médico assistente e seguir as orientações que lhe forem transmitidas.

Todos os utentes com queixas respiratórias da área de Peniche vão ser encaminhados para a Urgência médico-cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha.