COVID-19: Detectado surto no lar do Vimeiro com 37 positivos

Foi detectado um segundo surto de infecção por Covid-19 numa Estrutura Residencial para Idosos na Lourinhã. Trata-se de um surto no lar Delicado Raminho, no Vimeiro, que conta com 37 casos positivos.

A informação foi avançada à RCL pelo Vereador João Serra, com o pelouro da Protecção Civil. Segundo o responsável, o primeiro caso foi confirmado no sábado, dia 12 de Dezembro. No domingo todos os utentes e funcionários foram testados, num total de 92 testes realizados.

Segundo o responsável, a situação está a ser acompanha pela Protecção Civil municipal e pela Autoridade de Saúde Local que activou o plano de contingência para a separação dos casos positivos e negativos.

Este é o segundo surto de infecção confirmado em Estruturas Residências para Idosos no Concelho da Lourinhã, depois de a autarquia ter anunciado ontem, 15 de Dezembro, um surto no Lar Nossa Senhora da Piedade, na Cabeça Gorda, que provocou já uma vítima mortal.

O Vereador João Serra garantiu à RCL, que em ambas as situações, “há condições” para garantir a separação de doentes positivos dos negativos.

Desde o início da pandemia que a autarquia, através do Serviço Municipal de Protecção Civil e em coordenação com a Autoridade de Saúde Local, tem vindo a acompanhar a situação nos lares. Um acompanhamento de proximidade que é para manter, garante o autarca.

Declarações de João Serra, Vereador com o Pelouro da Protecção Civil na Câmara Municipal da Lourinhã, sobre os dois surtos detectados em Estruturas Residências para Idosos do concelho.