COVID-19 provoca vítima mortal no lar da Cabeça Gorda

Um utente da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda morreu este sábado, 12 de Dezembro, depois de ter testado positivo para a Covid-19. A informação foi avançada pela autarquia esta terça-feira, 15 de Dezembro, elevando assim para quatro o número de vítimas mortais por Covid-19 no Concelho da Lourinhã.

Num comunicado enviado à RCL, a autarquia explica que os primeiros casos de infecção foram confirmados na sexta-feira, altura em que três pessoas testaram positivo.

No total, são já 25 os casos activos no surto no Lar Nossa Senhora da Piedade. Dos casos activos, 20 dizem respeito a utentes e cinco a funcionários. Um dos utentes encontra-se internado no Hospital de Santa Maria.

No domingo, os 30 utentes e 24 funcionários da instituição foram testados.

Na nota, a autarquia explica ainda que a Autoridade de Saúde, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil visitou a instituição para a “avaliação dos espaços e medidas a implementar no caso de activação do plano de contingência.” O plano de contingência acabou por ser activado, “por forma a separar as áreas e utentes confinados”.

Esta segunda-feira foram realizados trabalhos de desinfecção na instituição e feito um reforço de Equipamentos de Protecção Individual, cedidos pelo Município. A evolução do surto está a ser monitorizada e acompanhada pela Protecção Civil Municipal, em articulação com a Autoridade de Saúde Local e a Segurança Social.