COVID-19: Duas redes de contágio na Lourinhã faz aumentar número de casos

Duas redes de contágio existentes no Concelho da Lourinhã fizeram disparar, nos últimos dias, o número de infectados com Covid-19 no nosso concelho, existindo, à data, 50 casos activos.

Segundo a Câmara Municipal da Lourinhã, na semana passada – entre 2 e 8 de Novembro – foram contabilizados 34 novos casos de infecção. Fonte da autarquia disse à RCL que nem todos estes casos se relacionam com as duas redes de contágio agora anunciadas.

Em comunicado, a autarquia explica que a primeira rede de contágio foi identificada a 28 de Outubro, e envolve uma “comunidade familiar alargada (coabitantes e não coabitantes), com origem numa cerimónia religiosa, noutro concelho, e com transmissão a outros indivíduos após convívio familiar.”

Inicialmente, a Autoridade de Saúde Local referenciou 40 indivíduos. Dos testes realizados, 13 deram positivo e os restantes 27 receberam resultado negativo. A Protecção Civil Municipal procedeu à “identificação dos indivíduos, condições de habitação e separação dos casos positivos dos negativos.” Para além disso, foram entregues alimentos, produtos de higiene e medicação, em articulação com os serviços sociais da autarquia. A GNR ficou encarregue de verificar o cumprimento do confinamento. A autarquia revela que o “surto ainda está activo”, mas conta já com 5 casos curados.

Já a segunda rede de contágio foi identificada na passada terça-feira, 3 de Novembro, através de uma pessoa que contraiu o vírus, por um familiar que reside noutro concelho e que acabou por contagiar colegas de trabalho, que coabitam na mesma residência.

No total, foram testados 12 indivíduos, dos quais 7 se confirmaram positivos. Fonte da autarquia revelou à RCL que o contágio ocorreu numa empresa do concelho, da área agrícola. Por falta de condições de isolamento, a Protecção Civil Municipal activou a Casa do Oeste, onde se encontram alojados os casos positivos – a ser acompanhados pela Cruz Vermelha Portuguesa. O surto continua ainda activo, tendo-se registado ontem (9 de Novembro) o primeiro caso curado.

Caso positivo na Escola Secundária da Lourinhã

Os alunos do 10.ºC da Escola Secundária da Lourinhã cumprem hoje, 10 de Novembro, o primeiro dia de isolamento, depois de ter sido confirmado um caso positivo de um aluno naquela turma.

Num comunicado divulgado no site do agrupamento, o director José Grachinha, explica que “os alunos vão cumprir os nove dias de isolamento em casa”, regressando à instituição de ensino a 19 de Novembro.

José Grachinha refere ainda, na nota, que o agrupamento está a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão em articulação com a Unidade de Saúde Pública Local.

O director do Agrupamento de Escolas da Lourinhã recomenda a todos os elementos da comunidade escolar “que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com Covid-19”, referindo que, em caso de sintomas, “devem permanecer em casa e contatar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 – 808 24 24 24) ou outras linhas específicas criadas para o efeito.”