COVID-19: Município da Lourinhã vai inventariar equipamentos de protecção individual
O Município da Lourinhã divulgou hoje, 18 de Março, mais medidas de prevenção para dar resposta à pandemia causada pelo novo coronavírus. Num comunicado enviado à nossa redacção, a autarquia apela à inscrição de voluntários (de preferência profissionais de saúde) para uma eventual colaboração na resposta à situação de emergência pandémica. Aqueles que estejam interessados podem fazer a sua inscrição através do e-mail [email protected]. O e-mail deve conter nome, contacto telefónico e especialidade na área profissional. Para qualquer esclarecimento pode contactar o número 919 996 410 (PROCIV24H).
O Município, liderado por João Duarte Carvalho, vai ainda fazer a inventariação e reserva de Equipamentos de Protecção Individual no Concelho da Lourinhã (luvas, desinfestantes, óculos de protecção, fatos de protecção; kits fitofármacos e hipoclorito de sódio). Vão também ser catalogados todos os de equipamentos mecânicos de pulverização (de alta pressão), para uma eventual utilização em situações de descontaminação , bem como a disponibilidade dos operadores destes equipamentos.
Face à situação do COVID-19, o Município sublinha que as clínicas dentárias vão continuar encerradas. Apenas estão a ser assegurados atendimentos urgentes, após o contacto prévio com a Delegada de Saúde da Lourinhã, Helena Andrade. As clínicas que realizem ecografias a mulheres grávidas podem continuar a funcionar, mas apenas para esse fim, cumprindo sempre as recomendações da Direcção-Geral da Saúde.
A Câmara Municipal da Lourinhã determinou ainda a integração da Pousada da Areia Branca e estacionamento a montante no Plano Municipal Operacional COVID -19 para acolhimento operacional e logístico dos meios de reforço, num total máximo de 50 operacionais e 15 veículos, para que não recorram às instalações dos bombeiros. Os profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança e outros agentes de protecção civil vão ter um horário próprio para efectuarem as suas compras nos estabelecimentos comerciais da Lourinhã.
Recomenda-se ainda que o acesso a farmácias e a estabelecimentos de venda de produtos de primeira necessidade seja feita por postigo ou à porta, de forma ordeira, respeitando sempre o distanciamento social.
Estas medidas já estão em vigor e vão prolongar-se até 30 de Abril. Pode consultar no site do Município todas as medidas preventivas implementadas até então.