COVID-19: Município das Caldas da Rainha com dois hospitais de campanha
O Município das Caldas da Rainha vai passar a contar com o apoio de dois hospitais de campanha. Os dois equipamentos foram preparados pelo Município, em articulação com o Centro Hospitalar do Oeste e a Autoridade de Saúde Local. O primeiro hospital está localizado no Pavilhão da Mata, pela proximidade ao hospital e o segundo está instalado no edifício do Centro de Alto Rendimento do Badminton e já se encontra em condições de funcionamento, caso haja essa necessidade.
Cada um dos edifícios foi preparado para esta função, com desinfecções totais, levadas a cabo por empresas especializadas, e adaptação de algumas infraestruturas como revestimento total do piso por um material lavável e fácil de desinfectar.
Cada um dos hospitais tem instaladas 30 camas e, caso entrem efectivamente em funcionamento, a autarquia assegura também a água, luz, aquecimento, limpeza, alimentação e oxigénio. Ao hospital cabe a responsabilidade de funcionamento, nomeadamente a organização de recursos humanos e gestão de resíduos hospitalares.
Num comunicado enviado à nossa redacção, o presidente da autarquia Fernando Tinta Ferreira, refere que é “preciso estar preparado para a eventualidade” de ser necessário aumentar a capacidade hospitalar instalada uma vez que, segundo os dados, os casos vão continuar a aumentar até meados de Abril.
Tinta Ferreira fez ainda um apelo à tranquilidade de toda a população, solicitando o cumprimento integral das recomendações de segurança e prevenção da Direcção-Geral de Saúde, em particular as que respeitam ao isolamento e distância social.