COVID-19: Número de infectados na Urgência de Torres Vedras sobe para 23

Subiu para 23 o número de infectados por COVID-19, na urgência do Hospital de Torres Vedras. Dos 23 casos confirmados, 14 dos casos dizem respeito a doentes e nove a profissionais de saúde.

Em declarações à Agência Lusa, citada pelo Observador, a presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste, Elsa Baião, disse que o número de infecções subiu de 12 para 14, entre os doentes, e de quatro para nove, entre os profissionais de saúde. A responsável esclareceu que todos os profissionais positivos são da urgência, enquanto os doentes infectados eram de vários serviços e os que se mantêm internados foram transferidos para a enfermaria dedicada à COVID-19.

O surto de infecção levou o centro hospitalar a testar 295 profissionais e 104 doentes. A instituição aguarda ainda por resultados de meia centena de testes realizados a profissionais.

Entre os doentes infectados, três morreram, mas o CHO sublinha que eram “doentes com idades avançadas, com doenças crónicas descompensadas e cuja causa de morte não está directamente relacionada com a infecção COVID-19”.

Recorde-se que o foco de infecção surgiu na semana passada, no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras, com um doente que esteve internado naquele serviço “com patologias não respiratórias”. O doente terá sido testado antes de ter alta e foi “validado como negativo”, para a COVID-19. A sua situação clínica agravou-se e regressou à urgência, 24 horas depois. Após um segundo teste, foi dado como positivo à COVID-19.