COVID-19: Protecção Civil implementa novas medidas no Concelho
A Comissão Municipal de Protecção Civil da Lourinhã esteve reunida no dia de ontem (2 de Maio) para analisar a situação do concelho, face ao COVID-19, tendo aprovado um conjunto de novas medidas que já se encontram em vigor. Segundo um comunicado, publicado no site da autarquia, a Protecção Civil Municipal decidiu abrir, de forma condicionada, alguns serviços da autarquia a partir de amanhã, 4 de Maio. Assim passa a ser possível o atendimento presencial ao cidadão no edifício dos Paços do Município, por marcação (através dos números 261410124 / 261410116 ou por email [email protected]).
Já o Gabinete de Inserção Profissional vai reabri no dia 11 de maio, também por marcação (através dos números 261410126 / 261410187 ou do email [email protected]). No comunicado, assinado pelo Presidente João Duarte Carvalho, a Protecção Civil sublinha que “para o acesso presencial aos serviços de atendimento do município é obrigatório o uso de máscara”. Ficou também determinada a abertura, com acesso condicionado, dos Mercados Municipais da Areia Branca e da Lourinhã.
Entre as novas medidas está também a abertura diária do cemitério para prática do culto aos falecidos. As cerimónias fúnebres podem decorrer no interior do cemitério, acompanhadas por familiares e afins num máximo de 30 pessoas, condicionada ao uso obrigatório de máscara e com distanciamento de 2 metros. Os velórios só podem ter no máximo 10 pessoas em simultâneo.
No que diz respeito aos serviços médicos ou outros serviços de saúde e de apoio social, estes podem manter em exclusivo a sua actividade, por marcação, “cumprindo escrupulosamente com todas as recomendações da Direcção Geral de Saúde”.
Na reunião da Protecção Civil ficou determinado que as instalações municipais, parques e jardins de gestão municipal, parques infantis e equipamentos desportivos e de recreio ao ar livre, casas de banho públicas de todo o concelho, Julgado de Paz da Lourinhã e a Academia Cultural Sénior vão manter-se encerrados. O mesmo acontece com os acessos e estacionamentos das praias da Areia Branca, Areal Sul, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão. Face ao COVID-19, foi também decidiu cancelar “todas as festividades e eventos da responsabilidade do município” até ao dia 30 de Setembro.
A Comissão Municipal da Protecção Civil decidiu também suspender as actividades desportivas, culturais e sociais promovidas pelo município ou por parceiros que utilizem as instalações municipais, visitas de lazer, de turismo ou de âmbito cultural (promovidas pela autarquia), apoios logísticos às actividades promovidas pelas associações ou outros parceiros, feiras em todo o território municipal, desfiles e festas populares e todos os eventos de natureza cultural, desportiva e recreativa realizados em recintos cobertos e ar livre. A cedência de espaços e de autocarros municipais vai continuar suspensa.
É recomendado às Juntas de Freguesia do Concelho que adoptem estas determinações, “com as devidas adaptações”. No documento, João Duarte Carvalho sublinha que “todos os cidadãos e empresas estão obrigados a cumprir com as determinações”, apelando aos munícipes para que fiquem em casa e só saiam se for necessário.