COVID-19: Protecção Civil instala tendas junto ao hospital de Torres Vedras

Foram instaladas várias tendas junto ao hospital de Torres Vedras para aumentar a capacidade de resposta à Covid-19.

Em comunicado, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) esclarece que as tendas foram instaladas pela Protecção Civil e vão ser utilizadas para “a realização de colheitas para testes de diagnóstico à Covid-19 e para a realização de pensos” a doentes infectados. As tendas agora instaladas vão libertar espaços no interior da unidade hospitalar e servir de “apoio aos utentes que estão a aguardar atendimento nas consultas externas.”

O aumento de casos de Covid-19 na unidade hospitalar tem levado à sobrelotação dos serviços. São vários os relatos de ambulâncias que se alinham à porta das urgências, por várias horas, para dar entrada dos doentes.

O Conselho de Administração do CHO confirma, na nota, que se tem verificado uma “elevada afluência de doentes à Área Dedicada para Doentes Respiratórios”, o que tem provocado “alguns constrangimentos” no tempo de espera para atendimento.

Na passada terça-feira um utente acabou mesmo por morrer dentro da ambulância, à porta do hospital, enquanto aguardava para dar entrada no serviço de urgência. Segundo a SIC, trata-se de um idoso, com 87 anos, com histórico de problemas cardíacos e pulmonares. Segundo o Conselho da Administração, “está a decorrer um processo de averiguação” sobre a morte deste idoso.