COVID-19: PSP vai utilizar câmaras de videovigilância em drones durante Estado de Emergência

A Polícia de Segurança Pública vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em drones, durante o estado de emergência devido à pandemia de COVID-19.

Em comunicado enviado à nossa redacção, o Ministério da Administração Interna refere que o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, autorizou a utilização de câmaras de videovigilância portáteis e a sua instalação em veículos aéreos não tripulados da PSP durante o estado de emergência. O recurso a este meio foi proposto pelo director nacional da PSP com o objectivo de “protecção da segurança das pessoas e bens, públicos ou privados, e prevenção da prática de crimes em locais em que exista razoável risco da sua ocorrência”.

Na nota, o Ministério destaca que a utilização das câmaras móveis abrange, na área de responsabilidade da PSP, os locais de grande concentração e circulação de pessoas, nomeadamente os acessos a terminais rodoviários e ferroviários, locais de prática desportiva, parques e jardins públicos e as cercas ou cordões sanitários.

O Ministério da Administração Interna garante que esta autorização prevê as recomendações feitas pela Comissão Nacional de Protecção de Dados.