COVID-19: Sector hortícola preocupado com falta de mão-de-obra
A pandemia de COVID-19 veio trazer dificuldades e incertezas a vários sectores de actividade, entre eles ao sector hortícola. O Director Geral da Louricoop, Sérgio Ferreira, disse à RCL que as dificuldades sentidas pelos produtores variam, “dependendo de canal comercial e de produto”. Mas, aqueles que escoavam os seus produtos para a área da restauração e hotelaria são os que enfrentam maiores dificuldades.
A falta de mão-de-obra para as colheitas é uma das preocupações do sector, uma vez que este trabalho era assumido, em grande parte, por trabalhadores vindos de outros países. Contudo, sublinha Sérgio Ferreira, esta “não é uma preocupação só de agora”.
Para o Director Geral da Louricoop, “ainda é difícil definir o impacto da pandemia no sector”, em relação as perdas e prejuízos dos agricultores. O responsável sublinha que, nesta fase, importa que os consumidores optem por consumir produtos nacionais.
É nesse sentido que surge a nova campanha da Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, que pretende promover o consumo dos produtos hortícolas produzidos na nossa região. A AIHO criou um vídeo promocional, para apelar ao consumo de produtos locais, com o mote “Por si, por nós e pelo nosso país”. Assista aqui ao vídeo: