COVID-19: subida de casos coloca Lourinhã em situação de alerta

O Concelho da Lourinhã é um dos 21 concelhos do país em situação de alerta por causa do agravamento da pandemia de Covid-19. Integram também o grupo os municípios do Bombarral, Óbidos e Nazaré. Estes municípios estão em risco de recuar no desconfinamento, na próxima semana, caso a situação pandémica não melhore.

De referir que os últimos dados do município, referentes ao dia 30 de Junho, dão conta de 53 casos activos na Lourinhã e de 181 pessoas em isolamento.

Já no concelho vizinho de Torres Vedras, o agravamento da pandemia fez com que o município recuasse no desconfinamento. Para além de Torres Vedras, são 26 os concelhos do país com um nível de risco elevado de incidência de Covid-19, onde se incluem também os municípios de Alenquer e de Arruda dos Vinhos.

Nestes concelhos existe, a partir de hoje, limitação da circulação na via pública a partir das 23h e até às 5h, o teletrabalho passa a ser obrigatório (quando as actividades o permitam) e as actividades culturais só se podem realizar até às 22h30.

Quanto à restauração, restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo e em esplanada, com 10 pessoas por grupo). O comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços pode funcionar até às 21h. Os casamentos e baptizados estão limitados a 50% da lotação. Nestes 26 municípios as lojas do cidadão passam a funcionar apenas com marcação.

No nível mais grave – em risco muito elevado – estão 19 concelhos do país, entre os quais Sobral de Monte Agraço. Nestes concelhos, os restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 durante a semana e até às 15h30 ao fim-de-semana e feriados (com limite máximo de 4 pessoas por grupo no interior e em esplanada, 6 pessoas por grupo). O comércio a retalho alimentar pode funcionar até às 21h durante a semana e até às 19h ao fim-de-semana e feriados.

Nos ginásios, as aulas de grupo estão proibidas e a prática de actividade física ao ar livre é limitada a seis pessoas. Os casamentos e baptizados só podem ter 25 % da lotação.