Novo posto da GNR da Moita dos Ferreiros vai localizar-se junto à Sede das Colectividades

Os membros da Assembleia de Freguesia da Moita dos Ferreiros aprovaram na noite de terça-feira, por unanimidade, o Acordo de Cooperação entre o Município da Lourinhã e a Junta de Freguesia para a realização de obras de requalificação e de adaptação no novo posto da GNR.

O novo posto irá funcionar junta à Sede das Colectividades, em instalações cedidas pela Junta de Freguesia, ficando a cargo do município o apoio financeiro. Rosário Bento, presidente da Junta de Freguesia da Moita dos Ferreiros, explicou-nos quais os trabalhos que estão a ser feitos no espaço.

O Acordo de Cooperação visa o suporte financeiro, por parte da autarquia, das obras necessárias para a reinstalação dos serviços. As obras estão orçadas em cerca de 22 mil euros – um valor a ser pago na totalidade pelo município. No entanto, destaca Rosário Bento, estão agora previstas algumas “obras adicionais” que irão trazer novos encargos que não estavam previstos inicialmente.

Devido a alterações “exigidas por parte da GNR”, a autarca não sabe precisar quando vão estar concluídas as obras no espaço, sublinhando, no entanto, que estão a trabalhar para que seja “o mais breve possível”.

Rosário Bento considera que o novo posto terá as condições necessárias para o desempenho das funções dos militares, sendo uma mais valia para a população de todo o concelho.

Na passada segunda-feira, dia 28 de Junho, o Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, esteva na Lourinhã e visitou o local do futuro posto. À margem da assinatura do Acordo de Cedência do Forte de Paimogo com o município, o governante referiu que o Governo irá colaborar com a Junta de Freguesia na reabertura das instalações. Actualmente encerrado, o posto da GNR da Moita dos Ferreiros voltará a reabrir “em breve”, já nas novas instalações.