COVID-19: Surto no hospital de Torres Vedras com 31 casos positivos
O surto de Covid-19 no hospital de Torres Vedras contabiliza 31 casos positivos. Segundo dados avançados pelo Centro Hospitalar do Oeste (CHO), estão infectados 20 doentes e 11 profissionais.
Em comunicado enviado à nossa redacção, o Conselho de Administração do centro hospitalar refere que, até ao dia de ontem, tinham sido testados “131 funcionários e os 76 doentes dos serviços envolvidos”.
Apesar dos dados avançados pelo CHO, fonte da Câmara Municipal de Torres Vedras, disse ontem à Agência Lusa, citada pelo Observador, que o surto no hospital de Torres Vedras contava com 50 casos positivos. De acordo com informação do centro hospitalar, há a registar dois óbitos relacionados com o surto. Mas, dados do Delegado de Saúde do concelho, davam conta ao dia de ontem de cinco vítimas mortais.
O centro hospitalar sublinha, em comunicado, que “estão a ser cumpridas todas as regras impostas pela autoridade de saúde”. Na unidade hospitalar está em curso a desinfecção dos serviços.
Hospital de Torres Vedras e das Caldas da Rainha sobrelotados
Os hospitais de Torres Vedras e das Caldas da Rainha estão em situação de sobrelotação nos serviços de urgências e nas enfermarias Covid-19, onde estão internados 70 doentes infectados.
Em declarações à Agência Lusa, citada pela RTP, Elsa Baião, disse que os 70 doentes internados nas duas unidades hospitalares, “ultrapassa a capacidade instalada” para doentes infectados.
A presidente do Conselho de Administração do CHO explicou que a sobrelotação dos serviços deve-se a “um aumento de cerca de 40% no número de doentes Covid” assistidos desde o final do ano de 2020, sendo também “consequência de um surto interno”.
Nas duas unidades verifica-se também “uma sobrelotação dos espaços” nos serviços de urgência geral, levando a que “actualmente os doentes críticos estejam a ser reencaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para outras unidades hospitalares, de acordo com a situação clínica”.
Elsa Baião explicou que se trata de uma situação que “vai oscilando com períodos de maior ou menor pressão”. Apesar disso, “as urgências não estão encerradas, mas apenas bloqueadas para CODU e INEM”, explicou a responsável, sublinhando que “todos os doentes que se desloquem directamente às urgências serão admitidos”.
Para além do hospital de Torres Vedras e das Caldas da Rainha, o Centro Hospitalar do Oeste integra ainda o hospital de Peniche, onde não está a ser efectuado internamento de doentes infectados com Covid-19 e onde, ainda este mês, se prevê a entrada em funcionamento de uma nova unidade de internamento. De acordo com Elsa Baião, “as obras de remodelação da enfermaria iniciaram-se em Novembro” e devem ficar concluídas em breve. A nova enfermaria vai permitir a abertura de mais 21 camas de internamento destinadas a doente não Covid.