CPCJ Lourinhã: Aumento de casos sinalizados durante a pandemia
Assinala-se hoje, 20 de Novembro, o Dia do Pijama – uma iniciativa que pretende promover o direito de todas as crianças a terem uma família. A iniciativa coincide também com os 31 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.
Falamos com Alexandra Delgado, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Lourinhã, a propósito deste dia. Ela que nos dizia que, durante o confinamento, houve “um aumento muito significativo no número de sinalizações”, tendo dado entrada, este último ano, 233 processos na CPCJ da Lourinhã.
Alexandra Delgado disse-nos que é um dever de todos estarmos atentos e sinalizar situações de risco. A sinalização pode ser feita por anonimato à CPCJ ou à GNR, que depois avalia a necessidade de intervir junto dessa família.
Declarações de Alexandra Delgado, presidente da CPCJ da Lourinhã sobre o aumento de sinalizações no nosso concelho. A exposição de crianças e jovens a situações de violência doméstica e a negligência continuam a ser as situações mais recorrentes.