Crocodilo Jurássico descoberto nas Praias da Lourinhã

Foi descoberto um crocodilo jurássico nas praias da Lourinhã, “Mr. Holguer” como é conhecido, é o crânio fóssil de crocodilo mais bem preservado da Península Ibérica.

O nome do fóssil é uma homenagem ao paleontólogo amador Holger Lüdtke, responsável pela descoberta do o dinossauro anão Europasaurus holgeri, na Alemanha. 

Holguer, numa visita à Lourinhã em dezembro de 2021, apercebeu-se de uma pequena parte de um crânio, visível numa rocha da Praia de Paimogo. O achado foi comunicado ao  Dino Parque e ao Museu da Lourinhã e veio a  revelar-se numa nova espécie para a paleontologia, que foi batizada de Ophiussasuchus paimogonectes, nome que significa  “crocodilo dos Ofiússa”.

Foi publicado um artigo sobre este crânio,  na revista Palaeontologia Electronica, resultado de uma investigação composta por uma equipa internacional de paleontólogos ligados ao Dino Parque Lourinhã, ao Museu da Lourinhã, à Universidade Nova de Lisboa, e à Universidade de Zaragoza.

De acordo com Víctor López-Rojas, o primeiro autor do artigo, este fóssil é um exemplo da importância e diversidade que os crocodilos tiveram na “Era dos Dinossauros”, já para  Simão Mateus, diretor científico do Dino Parque Lourinhã e investigador responsável por este projeto , “este fóssil vem confirmar a importância mundial do Jurássico Superior de Portugal, nomeadamente da Lourinhã”.

“Mr. Holguer” representa a terceira nova espécie em 6 anos preparada no laboratório do Dino Parque Lourinhã.