Depois de uma pausa forçada por causa da pandemia, Festival ‘Livros a Oeste’ está de regresso à Lourinhã

Foto: CML

“Quantas Histórias Cabem Numa História?” é o mote do Festival Literário ‘Livros a Oeste’ que regressa amanhã à Lourinhã, depois de no ano passado ter sido cancelado por causa da pandemia. O festival, organizado pelo Município da Lourinhã, vai decorrer entre 11 e 15 de Maio.

Com uma programação diversificada, que abrange tanto o público escolar como a população em geral, o festival vai decorrer num modelo híbrido, com sessões online (transmitidas no facebook e canal de Youtube do município) e sessões presenciais no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com lugares limitados. A RCL conversou com João Morales, o programador do evento, sobre a programação desta edição do festival literário.

Mas nem só de apresentações de livros se faz esta edição do festival. Amanhã, primeiro dia do evento, é inaugurada a exposição “Retratos de Autores Portugueses”, de Do Carmo Vieira. Conversámos com a artista que nos disse que esta é uma forma de homenagear alguns dos autores que influenciaram a sua formação.

Para além da sessão de inauguração do evento, que vai decorrer amanhã às 10h, o primeiro dia do festival vai contar também com o anúncio dos vencedores do Prémio de Contos Livros a Oeste. A sessão será transmitida online, às 11h.

Durante todos os dias do evento vai decorrer uma Feira do Livro, que se realiza em ambiente digital, com preços especiais para os livros em destaque no evento. Destaque também para uma homenagem a Isabel Mateus, fundadora do Museu da Lourinhã, que faleceu recentemente. “Histórias de Vida” dá o mote ao painel de homenagem a Isabel Mateus, agendado para sábado, às 11h30. Salientar que a participação nas sessões presenciais tem lugares limitados, por causa da pandemia. As inscrições devem ser feitas para o e-mail: [email protected]

Com o arranque do Festival Literário ‘Livros a Oeste’, a RCL dá início a um roteiro sobre o evento. Este roteiro pode ser acompanhado todos os dias, a partir de amanhã, às 9h30, 15h e 18h30, onde vão ser destacados os autores, os livros e o programa do evento.