Ler é “viajar sem gastar gasolina” – Festival Literário ‘Livros a Oeste’ já arrancou e decorre até sábado, na Lourinhã

“Ler é uma espécie de viajar, mas sem gastar gasolina” – foi assim que o escritor Paulo Condessa definiu esta manhã a leitura, na sessão de abertura do Festival Literário ‘Livros a Oeste’. O festival arrancou hoje, na Lourinhã, “num saboroso reencontro com o público”.

Foi através dos meios digitais que decorreu a inauguração do evento que, até ao próximo sábado, junta o público com autores, com a escrita e com a leitura. José Tomé, Vereador com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Lourinhã, salientou a “programação eclética” do evento, direccionada para vários tipos de público.

Para o autarca, o livro e a leitura são um “pilar fundamental para a nossa qualidade de vida”, ajudando no desenvolvimento do sentido crítico.

Foi com uma referência ao livro “As Mil e uma Noites”, que João Morales, o programador do evento, iniciou a sua intervenção, neste reencontro entre o público e o festival.

O responsável explicou que a programação do evento será semelhante a de edições anteriores, com sessões dirigidas para o público em idade escolar, mas também para o público geral.

Com esta edição do Festival Literário, sublinhou João Morales, “pretendemos continuar a cativar o público para a escrita, para a leitura e para o mundo dos livros”.

Num modelo híbrido que junta as sessões online com as sessões presenciais, grande parte do evento vai decorrer através dos meios digitais, com transmissão na página de Facebook e no canal de Youtube do município.

Vencedores do Prémio de Contos ‘Livros a Oeste’ foram anunciados

Após a sessão de abertura do festival literário foram divulgados os vencedores do Prémio de Contos ‘Livros a Oeste’. A sessão também contou também com a presença dos vencedores desta edição do prémio, ainda que através dos meios digitais.

José Tomé referiu, na ocasião, que a iniciativa visa premiar, anualmente, contos escritos em português, por alunos que frequentem escolas dos Municípios do Oeste. O autarca agradeceu aos jovens que aceitaram o desafio da autarquia, num prémio que pretende destacar a criação literária.

O prémio divide-se em duas categorias – 3.º ciclo e Ensino Secundário –, sendo atribuído ao primeiro lugar um prémio no valor de 200 euros, ao segundo é atribuído um prémio de 100 euros e ao terceiro de 50 euros.

Vencedores do 3.º ciclo

3º lugar – “Queres ouvir, eu conto” – Anita Ribeiro, da Escola EB 23 Dr. João das Regras

2º lugar – “As viagens de Claire” – Afonso Pio Mendes, da Escola EB 23 Atouguia da Baleia

1º lugar – “Um ladrão de azul” – Carolina Guedes Oliveira, da Escola EB 23 Dr. João das Regras

Vencedores do Ensino Secundário

3º lugar – “Sou um rapaz, sou um velho” – Vasco Moreira Santos Souto da Cruz, da Escola Secundária de Peniche

2º lugar – “Estafetas da memória” – Marta Miguel Antunes Simão, da Escola Secundária da Lourinhã

1º lugar – “Para onde vão as sombras?” – Diana Melo de Oliveira, da Escola Secundária da Lourinhã