“Quantas Histórias Cabem Numa História?” – o reencontro dos autores com o público, em ‘Livros a Oeste’

Arrancou esta terça-feira o Festival Literário ‘Livros a Oeste’. Num reencontro que se faz dentro e fora dos ecrãs, Ricardo Fonseca Mota, Patrícia Portela e Pedro Vieira foram os autores convidados da primeira sessão presencial do festival. Sob o mesmo mote da 9.ª edição do evento – “Quantas Histórias Cabem Numa História?” –, os autores tiveram oportunidade de falar sobre os seus mais recentes livros.

“As aves não têm céu” é o nome do último livro de Ricardo Fonseca Mota. A participar pela primeira vez no festival, o também psicólogo clínico disse que a observação é a “principal vantagem” que transporta da actividade clínica para a escrita.

Ricardo Fonseca Mota e João Morales

O estágio que realizou no INEM foi o ponto de partida para este romance – não no aspecto da história e da narrativa que vivenciou, mas ao nível das emoções. Ricardo Fonseca Mota explicou que quis criar desconforto no leitor, para que este se torne mais tolerante perante um determinado comportamento.

Ao contrário de Ricardo, Patrícia Portela não é uma estreante no Festival Literário. A autora regressou à Lourinhã para apresentar o seu mais recente livro “Hífen”, uma obra que nasce da sua forma de pensar sobre a Europa como um todo.

Para a autora, a literatura tem também o propósito de dar voz àqueles que não a têm.

À semelhança de Patrícia Portela, Pedro Vieira também já esteve presente noutras edições do Festival Literário. “Sou só eu que…” é o último livro do autor, um trabalho baseado na ideia de que as coisas só nos acontecem a nós.

Pedro Vieira e Patrícia Portela

Numa conversa sobre a partilha de opiniões nas redes sociais, onde todos se consideram “especialistas”, o autor considerou que nem todas as opiniões são válidas – nem mesmo quando são gratuitas.

O Festival Literário ‘Livros a Oeste’ decorre até ao próximo sábado, dia 15, na Lourinhã. Num evento maioritariamente digital, o encontro ao vivo entre autores e o público é possível nas sessões da tarde (às 19h30), que decorrem no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira. Os lugares são limitados e as inscrições devem ser feitas para o e-mail [email protected]. Hoje, a conversa junta Lopito Feijóo (Angola), Amosse Mucavele (Moçambique) e Karyna Gomes (Guiné-Bissau), em ‘Histórias Partilhadas – Vozes de África’.