Deputados do Chega vieram à Lourinhã ouvir as preocupações da concelhia

O estado da Saúde na Lourinhã foi um dos temas que motivou a vinda de dois deputados do partido Chega à Assembleia da República ao concelho da Lourinhã. Esta segunda-feira, 4 de julho, Pedro Pessanha e Pedro dos Santos Frazão visitaram a extensão de Ribamar do Centro de Saúde da Lourinhã. Uma visita, disse-nos Renato Henriques, líder do partido na Lourinhã, que tinha por objetivo dar a conhecer aos deputados uma das três extensões do Centro de Saúde, que, segundo o presidente da concelhia, está em risco de fechar.

Na ocasião, Renato Henriques lamentou a falta de pessoal médico e administrativo nas extensões de saúde do concelho que, por vezes, levam ao seu encerramento. O presidente do Chega da Lourinhã critica que os interesses da população não estejam a ser acautelados.

Apesar de se terem deslocado à extensão de Ribamar, os deputados do Chega acabaram por não ser recebidos no local. À RCL, Pedro dos Santos Frazão, lamenta que o centro de saúde “esteja fechado às forças políticas e aos deputados eleitos pelo distrito”, algo que considera ser “um sinal de enorme antidemocracia”.

O também vice-presidente do partido Chega alertou ainda para a importância de que a rede de cuidados primários seja salvaguardada.

Deputados visitam empresa de produção e comercialização de hortícolas

Durante a manhã, Pedro Pessanha e Pedro dos Santos Frazão tiveram ainda a oportunidade de visitar a Simples & Frescas, uma empresa de produção e comercialização de hortícolas, localizada em São Bartolomeu dos Galegos.

A falta de mão-de-obra foi uma das preocupações manifestadas por João Pedro Fernandes, proprietário da empresa. Atualmente, a empresa emprega cerca de 30 trabalhadores. No pico, refere, são necessários 50 trabalhadores.

A falta de acessibilidades para escoar os produtos hortícolas e a gestão de regadio na região Oeste foram outros dos assuntos abordados com os deputados. O aumento dos combustíveis é outra das preocupações dos produtores.

Na semana passada, o Chega entregou um requerimento para uma audição parlamentar com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sobre as dificuldades que o setor enfrenta. Segundo Pedro dos Santos Frazão, o requerimento foi aceite, estando nesta altura a aguardar a marcação da audiência para que Maria do Céu Antunes possa responder, “perante os partidos, sobre o que está a fazer para combater o que se está a passar em Portugal e no mundo”.

No âmbito desta visita, o presidente da concelhia e os autarcas locais eleitos pelo partido Chega, tiveram ainda a oportunidade de transmitir a sua preocupação quanto à “problemática da poluição [do Rio Grande] associada ao turismo”. A visita contou ainda com uma passagem pela Praia de Porto das Barcas e pela Adega Cooperativa da Lourinhã.