‘Dinheirosaurus Lourinhanensis’ integra nova colecção de moedas comemorativas

Foi apresentada na manhã desta terça-feira, 21 de Setembro, a primeira moeda da colecção ‘Dinossauros de Portugal’. A sessão de apresentação decorreu no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira onde estiveram presentes várias entidades, como o Museu da Lourinhã, o Dino Parque, a Imprensa Nacional Casa da Moeda e autarcas locais. O Dinheirosaurus Lourinhanensis é a espécie representada na primeira moeda desta edição comemorativa.

A concretização da moeda partiu do paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus, numa conjugação de esforços entre o GEAL e a Imprensa Nacional Casa da Moeda, como explicou Vital Rosário, presidente da direcção do Museu da Lourinhã.

O paleontólogo e também professor universitário congratulou-se com a iniciativa, naquele que diz ser um “acto de soberania”.

A moeda comemorativa ‘Dinossauros de Portugal’ é composta por três moedas. Para além do Dinheirosaurus Lourinhanensis, vão integrar também a colecção moedas com o Miragaia Longicollum e o Lourinhanosaurus.

Desde que começaram a cunhar moedas comemorativas, foram cunhadas na Casa da Moeda cerca de 120 moedas em escudos e 160 em euros. Para Gonçalo Caseiro, presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda, cada moeda “é uma obra de arte”.

João Duarte Carvalho, presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, marcou presença na sessão, onde sublinhou que a moeda agora apresentada é o exemplo do investimento e dedicação dos lourinhanenses pelo património.

A moeda é da autoria de Joana Bruno. Na parte da frente da moeda é possível identificar as vértebras articuladas do Dinheirosaurus Lourinhanensis, um trilho de pegadas e a silhueta do dinossauro. No reverso, vê-se o dinossauro saurópode integrado no seu habitat natural, o nome científico da espécie surge na parte inferior esquerda e a indicação da autora no canto superior direito.

A versão de acabamento proof em prata tem apontamentos em cor, existindo 2000 moedas. Existem também 25000 moedas de cuproníquel. Ambas podem ser adquiridas através da Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Vital Rosário, Gonçalo Caseiro, Octávio Mateus e João Duarte Carvalho