Dinossauro descoberto na Lourinhã integra nova série de moedas “Dinossauros de Portugal”

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda vai criar uma nova série de moedas alusiva à temática “Dinossauros de Portugal”. A primeira moeda desta colecção vai ser dedicada ao ‘Dinheirosaurus Lourinhanensis‘, um dinossauro saurópode diplodocídeo do Jurássico Superior, identificado no Concelho da Lourinhã.

Segundo uma portaria publicada a 15 de Fevereiro em Diário da República, o valor facial das moedas da colecção “Dinossauros de Portugal” será de 5 euros. Na portaria, assinada pelo Secretário de Estado do Tesouro, Miguel Jorge de Campos Cruz, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda é autorizada a cunhar duas mil moedas, até ao montante de 135.000 euros.  

A portaria refere ainda que a moeda ‘Dinheirosaurus Lourinhanensis‘ vai apresentar na face principal, do lado esquerdo, vértebras articuladas do dinossauro saurópode. Em baixo, no campo central, vai apresentar um trilho de pegadas e a silhueta do dinossauro. No reverso, ocupando a maior parte do campo central, o dinossauro saurópode vai estar integrado no seu habitat natural. O nome científico da espécie vai ser apresentado na parte inferior esquerda.

Dinossauro ‘Dinheirosaurus Lourinhanensis’

Para além desta moeda, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda vai cunhar e comercializar este ano outras cinco moedas de colecção comemorativas de vários eventos ou efemérides. “Escudo de São Tomé”, “Cavalo-marinho”, “Aristides de Sousa Mendes – Nunca Esquecer”, “Arte da Laca” e “Vhils” são as designações das outras cinco moedas que vão ser cunhadas.