Divulgados resultados do Programa EcoValor: instituições da Lourinhã premiadas pelo seu desempenho ambiental

Foto: CML

A Casa do Povo do Concelho Lourinhã – Jardim-de-Infância e Creche “O Principezinho”, foi a escola vencedora do concurso “No Azul é que está a dar”, uma iniciativa do Programa EcoValor 2020/2021. A instituição foi a vencedora no concurso inter-escolas, tendo recolhido 10 395,6 quilos de papel e cartão, recebendo um prémio monetário de 500 euros. 

Já na categoria de ‘Associações e IPSS’, o Agrupamento de Escuteiros 489 da Lourinhã foi quem mais quilos de resíduos recolheu. No total, foram recolhidos pelo Agrupamento de Escuteiros 29 176 quilos de papel e cartão, recebendo um prémio monetário de 500 euros. 

Segundo a Câmara Municipal da Lourinhã, no âmbito deste concurso, foram recolhidos 160 662 quilos de papel e cartão. Nesta edição da iniciativa participaram 21 escolas/instituições, estando envolvidos 3829 alunos e utentes. 

Quanto ao concurso “No Amarelo é que está a dar”, a Escola Básica do Vimeiro foi a vencedora do concurso inter-escolas, com 582 sacos recolhidos. O estabelecimento de ensino irá receber um prémio monetário no valor de 582 euros. Já na categoria ‘Associações e IPSS’, a Associação Nós por Ká foi a instituição vencedora, com 370 sacos, sendo contemplada com um prémio de 170 euros.

Na edição deste ano do concurso “No Amarelo é que está a dar” participaram 12 escolas/instituições e 3010 alunos e utentes. No total, foram recolhidos 2549 sacos, o que equivale a 16 595 quilos de resíduos.

Os resultados dos dois concursos foram divulgados pelo Município da Lourinhã no Dia Mundial do Ambiente, que se assinalou este sábado, dia 5 de Junho. Os montantes atribuídos às escolas e associações que participaram nos concursos, bem como os resultados de ambas as iniciativas, podem ser consultados aqui.

Promovida pela Valorsul em parceria com os 19 municípios da sua área de intervenção, a iniciativa tem por objectivo ter as escolas e as instituições de solidariedade social na linha da frente da separação de materiais recicláveis. Os concursos “No Azul é que está a dar” e “No Amarelo é que está a dar” pretendem ainda sensibilizar e educar a comunidade escolar, familiares e comunidade em geral para a correcta utilização do ecoponto azul e amarelo.