Do mar para o prato: “algo com Algas” é o novo livro do chef Pedro Mendes

A Praia do Caniçal, no Concelho da Lourinhã, foi palco de uma prova de vinhos que decorreu no passado dia 8 de Abril. A prova, que juntou o chef Pedro Mendes e a Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa, foi a última etapa de um processo que deu origem ao livro “algo com Algas”, da autoria do chef lisboeta, publicado a 28 de Maio.

Numa manhã onde S. Pedro deu tréguas e deixou o sol brilhar, Pedro Mendes contou-nos que a publicação deste livro era um desejo já antigo. No total, o livro conta com 40 receitas, todas elas compostas por algas. Em cada receita é recomendado um vinho, da Região de Lisboa, criando um “casamento perfeito” entre os vinhos e a gastronomia.  

O chef Pedro Mendes considera que o wine pairing é fundamental para quem trabalha em gastronomia. Para Pedro Mendes, para uma boa experiência gastronómica, é necessário um equilíbrio entre os dois.

Com o livro “algo com Algas”, Pedro Mendes pretende “democratizar a utilização das algas na alimentação”. Entre as receitas criadas pelo chef estão algumas já conhecidas no mundo gastronómico português, mas também outras mais simples para desmistificar – e descomplicar – o uso de algas na gastronomia.

Em algumas das receitas a alga será a estrela do prato; noutras um complemento. Para João Pedro Rato, designer gráfico e de comunicação responsável pela distribuição do livro, as expectativas “são altas”. O responsável considera que este é um produto único, uma vez que existem muitos livros de receitas, “mas sobre algas, pelo menos que nós tenhamos conhecimento, não há nenhum”.

Com o objectivo de chegar a outro tipo de mercados, o livro será disponibilizado em duas línguas: português e inglês. A publicação está disponível em formato físico (nesta fase foram feitos dois mil exemplares) e também online, podendo ser adquirido na app store e no google books.