“Educar para a Paz”: município lança Agenda Cultural do CIBV

“Educar para a Paz”. É este o mote para a Agenda Cultural do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV) para este ano.

A Recriação Histórica e Mercado Oitocentista é um dos eventos que marcam a programação desta agenda, agora divulgada pelo município da Lourinhã. À semelhança das edições anteriores, a iniciativa será organizada pela autarquia, em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e a Associação Napoleónica Portuguesa (ANP).

O evento vai decorrer entre 14 e 16 de julho, junto ao CIBV, este ano sob o tema “Da Guerra para a Paz”. O regresso da iniciativa convida os visitantes a viajar 215 anos na história, oferecendo um vasto conjunto de atividades temáticas, “num espaço ilustrado à época oitocentista, com espetáculos de animação de rua, tasquinhas, workshops, mostras de produtos gastronómicos, artesanato, demonstração de ofícios, concertos, peças de teatro e espetáculos de fogo.”

Entre os momentos mais aguardados estão as recriações do acampamento militar, o baile oitocentista e os momentos da Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro, com a presença de recriadores nacionais e estrangeiros.

A escolha do tema “Da Guerra para a Paz” decorre da atual situação de guerra vivida na Europa. Em comunicado, o município explica que a organização entendeu ser “fundamental” criar um programa temático dedicado “ao importante caminho que conduz os povos para a pacificação, por forma a recriar momentos da história como conjunturas de partilha cultural entre soldados de nações outrora beligerantes, mas que hoje se reúnem sob o signo da paz.”

João Duarte de Carvalho, presidente da Câmara Municipal, realça, na nota, que o evento “propõe um conjunto de atividades, várias delas em torno do conceito da paz, contrariando a ideia de que os locais onde se assinalam batalhas têm que remeter unicamente para matérias relacionadas com assuntos bélicos e que é possível semear a paz, promovendo iniciativas que fomentem valores como a cooperação, a tolerância e a amizade”.

O autarca sublinha ainda que mais uma edição da Recriação Histórica e Mercado Oitocentista é “fundamental pela preservação e divulgação do património da Lourinhã”, mas também pelo
potencial de captação de fluxos turísticos ao território, uma vez que reúne, anualmente, cerca de 20 000 habitantes, visitantes e turistas.

A primeira atividade da agenda acontece a 25 de março, com a apresentação teatral do projeto “Papão de Contos” (Histórias com História lá Dentro), que fala de um soldado de enorme coração que não gosta de guerra. A atividade destina-se a crianças entre os 3 e 7 anos e famílias.

No dia 22 de abril, terá lugar o “Dia Aberto dos Itinerários Napoleónicos”, uma iniciativa organizada pelo consórcio dos Itinerários Napoleónicos, do qual o município da Lourinhã faz parte. A iniciativa pretende assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios, através da disponibilização, às famílias, do jogo “Napoleão Bonaparte: O Princípio do Fim”, o qual preserva o património histórico-militar das Invasões Francesas, contando a história de uma forma rigorosa e lúdica.

A 20 de maio, no âmbito do Dia Internacional dos Museus e a Noite Europeia dos Museus, terá lugar a iniciativa “CIBV à Noite”, com a realização de uma visita guiada noturna e, no final, o momento musical “A música e a paz”, interpretada pelos Trio Estillus.

O Dia da Criança será assinalado a 3 de junho, com “O Armistício – Construção de Páginas de Paz”, destinado a crianças entre os 3 e os 12 anos e famílias. Esta atividade consiste na construção de páginas de livros associadas à paz, partindo da história da assinatura do armistício.

A 21 de agosto terão lugar as comemorações oficiais do 215.º aniversário da Batalha do Vimeiro, cujo programa será divulgado oportunamente. Já a 23 de setembro, terá lugar a atividade “Semear a Paz em Campos de Guerra”, mais uma vez para crianças dos 3 aos 12 anos e respetivas famílias. Numa breve abordagem ao valor “semear e cuidar a paz”, cada participante será convidado a decorar o seu vaso (biodegradável) com tintas naturais.

No dia 13 de outubro, terá lugar o webinar “Contar a História – Um Caminho para a Paz”, em que se procurará abordar a questão do perigo da história tendenciosa, que pode ter implicações na maneira como se olha para os protagonistas e acontecimentos nos diferentes períodos históricos.

A Agenda Cultural encerra a 18 de novembro, com a atividade “Mediação de Leitura – Pela Paz” do projeto Papão de Contos (Histórias com História lá dentro), destinada a crianças entre os 3 e os 7 anos e famílias.

A agenda completa pode ser consultada aqui.