Engenho explosivo levou à evacuação de Jardim-de-Infância e associação do Moledo

Um engenho explosivo, colocado numa caixa de multibanco do Moledo, levou esta manhã à evacuação do Jardim-de-Infância da localidade e da Associação de Recreio e Cultura do Moledo. À RCL, Zita Silva, presidente da União de Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, explica que o alerta foi dado por volta das 07h00 por um membro do executivo que alertou as autoridades.

A presidente da União de Freguesias fala num “ato de vandalismo”.

O engenho explosivo – uma granada – acabou por ser retirada do multibanco pela equipa de Minas e Armadilhas da GNR. O explosivo acabou por ser detonado, perto do meio-dia, no campo de futebol da localidade. Segundo Zita Silva, “o edifício não sofreu qualquer dano”.

Por questões de segurança, as autoridades estabeleceram um perímetro de segurança na localidade, que levou ao corte de ruas contíguas. No local esteve também o Serviço Municipal de Proteção Civil.

As operações foram coordenadas pela GNR, pelo Comandante do Destacamento Territorial de Torres Vedras da GNR, o capitão Tiago Machado, e pela Comandante do Posto Territorial da Lourinhã, Marília Santos. No local estiveram também os Bombeiros Voluntários da Lourinhã e a Polícia Judiciária.

O caso está a ser investigado pelas autoridades.