Época balnear arranca hoje no concelho da Lourinhã

Arranca hoje nas praias do concelho da Lourinhã a época balnear. Ao todo, são seis os areais onde, a partir de hoje, é assegurada a presença de nadadores salvadores: Areal Sul, Areia Branca, Areia Branca-Foz, Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão.

A RCL conversou com João Serra, vereador com o pelouro da Gestão do Litoral, que nos manifestou a sua preocupação em conseguir contratar nadadores-salvadores.

Apesar desta dificuldade, disse-nos o autarca, falta apenas colocar nadadores salvadores na Praia da Peralta (dois) e na Praia Areia Branca – Foz (um).

O respeito pela natureza, assim como os nadadores salvadores, e não deixar lixo no areal são alguns dos conselhos deixados pelo autarca neste arranque de época balnear.

Este ano, o regresso às praias é feito sem restrições, depois de dois anos de distanciamento e imposição de máscaras no areal e nos bares junto ao mar, por causa da pandemia.

Este ano, a qualidade das praias do concelho voltou a ser reconhecida. Das seis zonas balneares, quatro receberam o galardão de Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul Europa. A Praia da Areia Branca, a Praia da Areia Branca – Foz, a Praia do Areal Sul e a Praia de Porto Dinheiro são as praias galardoadas.

Já o galardão “Qualidade de Ouro” foi atribuído pela Associação Ambientalista Quercus às praias da Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão. Quanto à Bandeira “Praia Acessível” vai ser hasteada na Praia da Areia Branca, Areia Branca – Foz, Areal Sul, Peralta e Valmitão. No concelho da Lourinhã, a época balnear prolonga-se até 18 de setembro.