Município da Lourinhã promove campanha de valorização do cidadão cego

Consciencializar a sociedade para a importância da inclusão dos cidadãos com deficiência visual é o objetivo da campanha de valorização do cidadãos cego. A iniciativa arranca esta quarta-feira, 15 de junho, e é promovida pelo município da Lourinhã, através do Serviço de Apoio à Deficiência Visual da Lourinhã.

Esta não é a primeira vez que o município promove campanhas de sensibilização sobre esta temática, tendo promovido, anteriormente, um trabalho junto dos estabelecimentos de restauração do concelho.

Sensível às dificuldades que os cegos ou com baixa visão enfrentam no dia-a-dia, a autarquia tem vindo a efetuar algumas alterações que facilitam a mobilidade destes cidadãos. Alterações nas passadeiras é um dos exemplos apontados por José Tomé, vereador com o pelouro da Ação Social no município.

Foi em 2017 que foi criado o Serviço de Apoio à Deficiência Visual da Lourinhã. Atualmente presta apoio a dez cidadãos com deficiência visual. Um serviço “muito personalizado”, explica Luís Balau, técnico do município.

Para além de apoio ao nível da orientação e mobilidade, o serviço presta ainda apoio ao nível da iniciação das novas tecnologias, iniciação ao braille e ações lúdico-culturais.

“Viver sem visão” é o mote da campanha que nos dá a conhecer um pouco da vida de cinco cidadãos com deficiência visual. Mensagens inspiradores partilhadas pela Teresa, Gabriel, Júlio, António e Augusto.

Apoiar cidadãos amblíopes e cegos do concelho da Lourinhã é a missão do Serviço de Apoio à Deficiência Visual da Lourinhã. Para saber mais sobre este serviço basta entrar em contacto com a Câmara Municipal.