Farmácias da Lourinhã esperam novo stock de vacinas da gripe este mês

As vacinas da gripe encontram-se esgotadas nas farmácias na sede do Concelho. Na Farmácia Leal, numa primeira fase, foram pedidas 300 vacinas a dois armazéns distintos. Maria do Rosário, diretora técnica do estabelecimento, disse-nos que a um deles foi feito um pedido de 200 vacinas, do qual receberam apenas 40. Foi feito o pedido de 100 vacinas a outro armazém, que entregou apenas 9.

A responsável considera que as pessoas que procuram mais a vacina da gripe nas farmácias são aquelas que não pertencem aos grupos de risco, procurando a vacinação como forma de prevenção. Maria do Rosário disse-nos que espera novo fornecimento de vacinas por volta do dia 15 deste mês.

Também Lara Nicolau, diretora técnica da Farmácia Quintans espera novas vacinas durante a próxima semana. A responsável disse-nos que a lista de reservas começou a ser feita em julho e que não foi possível satisfazer todos os pedidos. Num ano em que a procura aumentou, a quantidade que receberam não foi suficiente para fazer face às necessidades.

Uma realidade apontada também por Eduardo Pereira Vaz, diretor técnico da Farmácia Marteleirense. O responsável explicou-nos que receberam apenas 1/3 da quantidade de vacinas que pediram. Para Eduardo Pereira Vaz, a sensibilização e os apelos à vacinação, em ano de pandemia, fizeram disparar a procura. Na Farmácia Marteleirense espera-se novo stock da vacina até ao final deste mês.

Até então, quase 800 mil idosos foram vacinados contra a gripe. Os dados do primeiro mês de campanha foram divulgados na passada sexta-feira e estimam que, até ao final de outubro, já tinham sido vacinados 773.676 portugueses com 65 ou mais anos e 152.213 com idades entre os 60 e os 64 anos.

Segundo a SIC, que cita a Agência Lusa, em comparação com o mesmo período do ano passado, foram vacinados mais cerca de 200 mil idosos este ano.