Filme “A Vida é Agora” do Turismo do Centro vence Festival ART&TUR
O filme “A Vida é Agora”, do Turismo Centro de Portugal, foi o grande vencedor da competição nacional da 13.ª edição do ART&TUR – o Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu durante quatro dias em Viseu.
O filme venceu o Grande Prémio, destinado à melhor produção portuguesa em competição. Para além deste galardão, o júri, composto por 31 especialistas de todo o mundo, distinguiu o mesmo filme com o 1.º lugar na categoria “Responsabilidade Social” e o 1.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, ambos na competição nacional. A estes galardões junta-se o 2.º lugar na categoria “Destinos – Regiões”, na competição internacional.
O filme “A Vida é Agora”, é um sinal de esperança e renascimento, gerado em plena pandemia. O filme foi apresentado a 31 de Maio e partilha uma mensagem de esperança e de renascimento, após o mundo ter despertado para uma realidade imposta pela pandemia.
Os filmes “Sound of Centro” e “Living it together”, ambos filmados em Torres Vedras, conquistaram os dois primeiros lugares na categoria “Destinos – Cidades”.
Em comunicado, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, diz que “esta distinção comprova a resiliência e o carácter dos territórios da região, que são de baixa densidade e afastados dos centros de decisão, e conseguem superar-se através de uma estrutura inovadora.”
O responsável sublinhou ainda que os galardões são “a prova eloquente de que as entidades e empresas da região têm uma grande capacidade de inovação, criatividade e empreendedorismo.”
Pelo segundo ano consecutivo, o Festival ART&TUR voltou a dar ao público a oportunidade de decidir a atribuição de prémios, os People’s Choice Awards – através do sistema de votação pública no site do Festival. O filme “Fragas São Simão”, também filmado na região, foi escolhido pelo público como o melhor filme de turismo na competição internacional, com um total de 990 votos. Na categoria de melhor filme de turismo na competição nacional, o grande vencedor do voto do público, com 1131 votos, foi “The Clever Way to Travel”.
Durante os quatro dias do Festival, que decorreu entre os dias 20 e 23 de Outubro, foram exibidos os 72 filmes que compõem a short list de filmes distinguidos pelo júri, escolhidos entre os 295 filmes que concorreram.