FMUL e Município de Torres Vedras apresentam novo Campus de Saúde

Foto: Arquivo RCL - Apresentação do Medicina ULisboa - Campus Torres Vedras

Foi apresentado na passada quinta-feira o Medicina ULisboa Campus de Saúde de Torres Vedras que vai renovar o antigo hospital Dr. José Maria Antunes Júnior encerrado desde 2015.

O Município de Torres Vedras, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa vai transformar o espaço num Centro Clínico, Académico e de Investigação na área dos cuidados de saúde primários, cuidados interdisciplinares em doenças crónicas e medicina humanitária e de catástrofe.

Joaquim Ferreira, professor da Faculdade de Medicina e coordenador do projeto, explicou o porquê de Torres Vedras ser o local escolhido para este centro clínico a operar no modelo de atendimento de one health.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, falou das expectativas que tem neste campus, que traz resposta a cerca de 9 mil utentes sem médico de família.

Laura Rodrigues que não escondeu o antigo desejo do Município em estar ligado ao ensino superior público, afirmou que “o ensino superior público transforma efetivamente os locais onde se instala” e referiu também o “trabalho com os investigadores, com os professores e com a academia, que ajuda a transformar e renovar as cidades”

João Eurico, diretor da Faculdade de Medicina de Lisboa, explicou durante a apresentação as condições que tornavam este espaço habilitado para a construção deste campus.

Palavras de João Eurico, que considera este Campus um “projeto ambicioso” –  o local vai ser dotado com com uma Unidade de Saúde Familiar Académica, uma Unidade de Cuidados Interdisciplinares em doenças crónicas, um Centro de Investigação Clínica, um Centro de Investigação em Tecnologias da Saúde, um Centro Académico com formação pré e pós-graduada e Alojamento universitário, num espaço de construção com cerca de 13 mil m2 que espera empregar cerca de 400 pessoas entre profissionais de saúde e prestadores de serviços.