Fósseis de réptil marinho expostos pela primeira vez ao público no Dino Parque

Os fósseis de uma nova espécie de réptil marinho da era dos dinossauros, descoberto em Portugal, estão expostos ao público, pela primeira vez, no Dino Parque da Lourinhã. Trata-se do ‘Plesiopharos moelensis’, que habitou a terra há cerca de 195 milhões de anos.

Este é o mais antigo e completo plesiossauro encontrado na Península Ibérica e o primeiro animal trabalhado na sua totalidade no Parque Temático, como explicou Simão Mateus, coordenador da investigação e director científico do Dino Parque da Lourinhã.

Os fósseis foram descobertos por dois coleccionadores, Victor Teixeira e António Domingos, em São Pedro de Moel. Foram doados ao Museu da Lourinhã e preparados no Parque Temático. Jorge Ferreira, um dos administradores do parque, sublinhou que este trabalho demonstra “aquilo que cooperação (…) é capaz de fazer para o desenvolvimento da paleontologia e da ciência”.

Presente na inauguração da exposição, o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, agradeceu o trabalho feito pelo Dino Parque, considerando que o impacto do parque se tem reflectido na região e no país.

Patente no Dino Parque da Lourinhã até ao final do Verão, a exposição temporária dá a conhecer os fósseis do ‘Plesiopharos moelensis’, mas também a evolução dos plesiossauros e outros répteis marinhos da era dos dinossauros, as primeiras descobertas e a importância geológica da área de São Pedro de Moel.