Freeride junta na Praia da Areia Branca melhores pilotos da modalidade

A Praia da Areia Branca recebe a partir desta sexta-feira, 6 de maio, o Campeonato do Mundo de Freeride. A primeira etapa da prova está de regresso à Lourinhã, depois de uma interrupção de dois anos por causa da pandemia.

Para já, está confirmada a participação de 17 pilotos. Um número inferior ao registado na prova de 2019 que, segundo Luís Fragoso, diretor da prova, está relacionado com a pandemia e pelo aumento dos combustíveis motivado pela guerra na Ucrânia.

Pilotos de todo o mundo responderam à chamada para a etapa portuguesa, com Luís Fragoso a destacar a participação dos melhores pilotos da modalidade. Entre os participantes está o atual campeão do mundo, o australiano Joel Barry, e o vice-campeão do mundo Abraham Hochstrasser.

A etapa da Lourinhã é organizada pela Câmara Municipal da Lourinhã, pela Federação Portuguesa de Motonáutica e a Associação Internacional de Jetski. O investimento para a concretização da prova é de 30 mil euros, diz José Tomé, vereador no município.

O autarca sublinha ainda a importância desta competição para o território, com benefícios para todos os setores de atividade. Uma prova que destaca uma das grandes potencialidades do território: a linha de costa.

A partir de sexta-feira é possível ver os pilotos em ação, num dia dedicado ao treino livre. A competição arranca sábado, com a fase de eliminatórias, culminando no domingo com o final do Campeonato do Mundo. A competição vai determinar ainda o campeão europeu, uma vez que o vencedor na Europa é apurado numa prova única.

O diretor da prova explica-nos em que consiste esta modalidade.

“[A Praia da Areia Branca] está entre o top 3 de melhores lugares do mundo para receber esta prova”, sublinha Luís Fragoso, que destaca também a vontade dos pilotos competiram na Lourinhã.

Entre as novidades deste ano está a alteração do espaço onde decorre o evento, com um maior espaço onde o público poderá assistir à performance dos pilotos, e a transmissão em direto de todo o evento. Depois da Lourinhã a prova segue para França, para a segunda etapa da competição que vai terminar nos Estados Unidos.