Geoparque Oeste apresenta Rede Regional de Estações de Borboletas Noturnas
O Geoparque Oeste lançou na passada sexta-feira, dia 6 de setembro, a primeira Rede Regional de Estações de Borboletas Noturnas, no âmbito da apresentação pública dos resultados de três anos de monitorização da estação de observação de borboletas noturnas da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.
A rede regional agora lançada conta já com 12 estações de monitorização de borboletas noturnas, nos municípios da Lourinhã, Torres Vedras, Alenquer, Óbidos, Bombarral e Caldas da Rainha. As estações de monitorização permitem recolher dados relativamente às espécies de borboletas noturnas existentes, monitorização de novos espécimes, e deteção de pragas.
Hélder Cardoso, Ornitólogo e Coordenador da Rede Portuguesa de Observação de Borboletas Noturnas, reforçou a importância da monitorização, em áreas como a conservação de espécies ameaçadas, sensibilização para questões ambientais e desenvolvimento de pragas.
Hélder Cardoso a mencionar as pragas frutícolas, hortícolas e da vinha, que foram um dos motivos para a criação da Rede Regional de Estações de Borboletas Noturnas no território deste Geoparque Mundial da UNESCO. Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do Geoparque Oeste, enumerou alguns dos objetivos das atuais e futuras estações que irão integrar esta rede.
A Rede Regional de Estações de Borboletas Noturnas do Geoparque Oeste, registou entre 2021 e 2023, a observação de mais de 9 000 borboletas, sendo que destas foram identificadas 302 espécies diferentes, através da realização de cerca de 235 sessões de observação, a sua grande maioria públicas.
Para o Futuro, para além de levar este projeto aos estabelecimentos escolares da região, o Geoparque Oeste pretende que cada Município do território tenha a sua própria estação de monitorização.
Presente em 12 locais do território do Geoparque Oeste, e com o objetivo de recolher e distribuir dados para a Rede Nacional de Estações de Borboletas Noturnas e o projeto Europeu “European Butterfly Monitoring Scheme”, o Geoparque Mundial da UNESCO pretende daqui em diante, expandir o número de estações da nova Rede Regional de Estações de Borboletas Noturnas. Nesse âmbito, qualquer pessoa ou entidade pode ter uma estação de observação de borboletas noturnas e registar as diferentes espécies, através de uma aplicação móvel. Para isso basta contactar o Geoparque Oeste através do email [email protected]