Grupo de lourinhanenses desloca-se à Polónia para trazer refugiados

Esta semana parte para a Polónia um grupo de 5 pessoas com o objetivo de acompanhar refugiados que vão fazer a viagem de autocarro até à Lourinhã, dentro de dias. Esta missão começou de uma vontade de empresários da Lourinhã, o casal Mário Ferreira e Gabriela Jesus, proprietários da Doce Fantasia e Ó pão, em conjunto com David Batista do Grupo Paradise. Aquela que seria uma viagem para fazer de carrinha, contou-nos David Batista, tornou-se, entretanto, numa missão solidária maior, com o objetivo de trazer, agora, para a Lourinhã cerca de 50 refugiados.

Inicialmente o objetivo passava por percorrer 7 mil kms para trazer 1 mulher de 33 anos com duas crianças de 8 e 9 anos, 1 casal com um bebé de 3 meses e 1 avó. Estas 7 pessoas vão fazer a viagem para Portugal, agora acompanhadas de várias outras pessoas que anseiam sair do clima de medo que se vive com a guerra. O pai do bebé de 3 meses será o único homem que vem para Portugal, disse-nos David Batista. Quanto ao transporte da Polónia para Portugal vai ser completamente assegurado por um contato do empresário do Grupo Paradise.

Da Lourinhã para a Polónia vão 5 pessoas que devem fazer a viagem de avião para a semana. Trata-se do casal Mário Ferreira e Gabriela Jesus, uma cidadã ucraniana que facilitará o processo de tradução, um elemento do Grupo Paradise e um elemento dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã. No regresso, para o apoio inicial, vão estar disponíveis alojamentos de proprietários belgas, também 3 apartamentos do lourinhanense Mapril Baptista que está a apoiar esta missão solidária.

Quanto à triagem dos refugiados que vêm para a Lourinhã, explicou-nos David Batista, que todo o processo é assegurado por uma associação polaca.

Com vista a financiar não só as viagens de avião do grupo de 5 pessoas, mas também fazer face às necessidades da viagem de regresso de autocarro e para os primeiros dias em Portugal, vai ser colocada à venda durante a próxima semana uma t-shirt, com o valor de 5€.

A t-shirt poderá ser adquirida no Quartel dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, também na Doce Fantasia e no espaço Ó Pão, na Praia da Areia Branca.

Os refugiados ucranianos devem chegar, segundo as previsões de David Batista, no dia 14 de Março.