“Há todo um conjunto de elementos de património natural e cultural que o Geoparque vai integrar”: RCL visita o CIGO

A RCL visitou recentemente o CIGO – Centro de Interpretação do Geoparque Oeste, a convite deste Geoparque Mundial da UNESCO.
Durante a visita ao espaço, liderada por Miguel Reis Silva, Coordenador Executivo do Geoparque Oeste, foi possível falar não só dos 252 milhões de anos de história do território, mas também do futuro do Geoparque Oeste, nomeadamente com a agregação dos concelhos de Óbidos e Alenquer.
Foi dada a oportunidade à RCL de ver as várias exposições do CIGO, que acompanham os períodos de formação da Terra. No ”Pavilhão do Mesozóico”, Miguel Reis Silva destacou um bloco de um ninho de ovos de dinossauro em exposição, num espaço criado em parceria com o Museu da Lourinhã, o Dinoparque Lourinhã e a Sociedade de História Natural de Torres Vedras.
Foi ainda neste espaço que o Coordenador Executivo do Geoparque Oeste falou sobre uma descoberta rara no nosso território: O segundo registo mais antigo do mundo de plantas com flor.
Ao longo da visita ao CIGO fica patente a evolução do território do Geoparque Oeste, através dos costumes e tradições dos habitantes deste local, dos dinossauros e dos seus trilhos, do nascimento do Oceano Atlântico e dos avanços e recuos da faixa costeira. Miguel Reis Silva concluiu que há “riqueza geológica” por perto e não é preciso deixar o território ou o país para a visitar:
O Centro de Interpretação do Geoparque Oeste conta com várias exposições permanentes e temporárias, uma sala imersiva, visitas guiadas e ainda uma loja com produtos locais do programa Prego Dourado. Está situado no Bombarral e funciona de segunda a sexta-feira.
Pode verificar os registos fotográficos do CIGO aqui.