Habitação, mobilidade e eletricidade: grupo PSD/CDS da UFLA apresenta propostas a implementar até ao próximo ano

Mobilidade, água, eletricidade e habitação. São estas algumas das áreas que preocupam o Grupo do PSD/CDS da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia (UFLA).

Na última sexta-feira (14 de outubro), o grupo do PSD/CDS apresentou, em conferência de imprensa, um documento com as propostas que consideram ser prioritárias desenvolver até ao final do próximo ano. Ao todo, são 17 as medidas apontadas, que resultam do “trabalho diário” levado a cabo durante o primeiro ano de mandato autárquico.

O uso da água e da eletricidade são algumas das áreas que em que o grupo considera prioritário intervir.

No que à mobilidade diz respeito, o grupo considera que a oferta de transportes públicos de e para as aldeias com destino à Lourinhã “durante o período escolar é diminuta e, nos períodos de férias escolares é praticamente nula.” Disponibilizar transporte gratuito nos períodos de férias escolares aos residentes com mais de 65 anos é uma das medidas que já estaria a ser implementadas.

Entre as propostas agora apresentas estão alterações na circulação de trânsito na Praia da Areia Branca. Paulo Júlio enumera algumas alterações que, no entender do grupo, iriam melhorar a circulação na estância balnear.

Ainda pela Praia da Areia Branca, o grupo do PSD/CDS deixa algumas sugestões quanto ao estacionamento, nomeadamente o do Mercado Municipal.

No documento, o grupo do PSD/CDS refere que, caso fossem executivo, iriam “sensibilizar a Mesa da Assembleia de Freguesia (…) para a necessidade de transmitir as sessões da Assembleia”. Para o grupo eleito pela coligação ‘Lourinhã Somos Nós’, esta é uma das medidas mais urgentes a implementar e que iria aumentar a proximidade e transparência com os fregueses.

As propostas agora apresentadas vão ser entregues ao executivo da União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia. Pedro Quintans espera que estas propostas possam ser integradas no plano de atividades para o próximo ano.

Questionado sobre se votaria contra o plano de atividades da UFLA caso este não integre as propostas que apresentaram, Pedro Quintans garante que “uma coisa não tem a ver com a outra”. A votação favorável vai depender do conteúdo das propostas, garante.

Palavras de Pedro Quintans sobre as propostas que consideram prioritárias implementar na União das Freguesias de Lourinhã e Atalaia até ao próximo ano. Desenvolver ações de informação e sensibilização, junto de proprietários e arrendatários, para contrariar o arrendamento precário e a superlotação nas habitações é outra das propostas que consta no documento, a par com a reconversão das Escolas Primárias no território da freguesia, bem como alterações na Feira Saloia, associando o evento ao património cultural e histórico local.