‘Horta ao Centro’ – um projecto do CSCRibamar para combater o bullying

Foto: DR

Reduzir o índice de agressividade e bullying entre os jovens é um dos objectivos do projecto ‘Horta ao Centro’. Dinamizado pelo Centro Social e Cultural de Ribamar (CSCR), o projecto arrancou em Setembro do ano passado, no âmbito de uma candidatura apresentada pela instituição ao Programa Parcerias para o Impacto – Portugal Inovação Social 2020.

Trata-se de um programa inovador e diversificado, com actividades estruturadas consoante o plano curricular dos alunos. Segundo Micaela Luz, directora técnica da instituição, o projecto trabalha a interacção entre colegas, proporcionando um momento diferente fora do contexto de sala de aula.

O projecto combina três estratégias para optimizar o impacto nos diversos factores que determinaram o problema social, expressado através da agressividade: a horta pedagógica, a sala de terapia snoezelen e as actividades lúdicas e recreativas. O projecto visa ainda a troca de experiência entre os jovens alunos e os idosos da comunidade. Um interacção, diz Micaela Luz, que permite dar uma atenção individualizada a estes jovens.

O ‘Horta ao Centro’ é direccionado para crianças e jovens, do pré-escolar até ao 3.º ciclo da freguesia de Ribamar. Ao todo, o projecto engloba 510 crianças do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente. Nesta altura, está a ser efectuada a primeira avaliação de impacto desta acção. O feedback, sublinha a directora técnica, tem sido muito positivo.

Para além do trabalho realizado na horta pedagógica, estão ainda previstas outras actividades relacionadas com a natureza. Acções de reflorestação na vila de Ribamar, intercâmbio com outras instituições e uma visita ao Badoca Park são algumas das actividades que vão ser realizadas no âmbito do projecto.

Com um prazo de execução de três anos, o projecto ‘Horta ao Centro’ representa um investimento de 140 mil euros, dos quais 70% foram financiados por fundos comunitários. Os restantes 30% foram financiados por fundos privados – os chamados investidores sociais. Ao todo, são 15 os investidores sociais que apoiaram o projecto do Centro Social.

Integrado neste projecto, o Centro Social e Cultural de Ribamar criou a rubrica ‘Psicologia num minuto’. Dinamizada por Patrícia Santos, psicóloga clínica, este espaço pretende abordar temas da actualidade que preocupam as famílias. Como prevenir e agir perante o cyberbullying, parentalidade positiva e como lidar com medos e fobias foram alguns dos temas já abordados.

As rubricas são publicadas semanalmente, às quintas-feiras, na página de facebook do Centro Social e Cultural de Ribamar.