Já são conhecidos os nomeados para a Gala das Distinções ADL 2020

Já são conhecidos os nomeados para a edição deste ano das Distinções pelo Desenvolvimento Local da Lourinhã – uma iniciativa promovida anualmente pela Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã (ADL) e que pretende reconhecer o mérito de instituições, empresas, associações e personalidades do concelho que se destacaram ao longo de 2020.

Este ano são oito as categorias a votação, sendo apresentados três nomeados pela ADL para cada categoria.

Ambiente

  • Associação Amigos do Planalto das Cesaredas: pela criação, em 2020, da Estação de Estudo de Borboletas Nocturnas do Planalto das Cesaredas, que se juntou à rede nacional. Um projecto de conservação e divulgação das borboletas nocturnas em Portugal.
  • CEIFACOOP: pela organização do ciclo de conferências “Alterações Climáticas – Quo Vadis?”. Este ciclo de conferências abordou os desafios que as alterações climáticas colocam e promoveu acções locais, de forma a evitar e minimizar os efeitos negativos das nossas actividades. Em 2020, realizaram duas conferências e uma actividade de três dias, que incluiu visitas guiadas a locais de produção de empresas de produtos biológicos e uma iniciativa de plantação de espécies autóctone.
  • Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira: pela pintura da primeira sarjeta do concelho, no âmbito do projecto “O mar começa aqui”, lembrando a sua importância para a preservação dos oceanos e contribuindo para a consciência ambiental dos alunos e da população da aldeia.

Associativismo

  • Porbatata: em 2020 a Porbatata, Associação da Batata de Portugal, com sede na Lourinhã, criou a ‘Miss Tata’, marca colectiva para a promoção da batata portuguesa no mundo. Esta foi a primeira vez que a fileira da batata portuguesa se juntou para criar uma imagem colectiva para este produto, apostando na diferenciação, na qualidade e na origem.  
  • Missão Arco-Íris: em Novembro de 2020, esta associação com sede na Lourinhã, atingiu um dos seus objectivos ao ver aprovado pelo Governo, a comparticipação a 100% dos dispositivos auto-injectores de adrenalina, com prescrição médica.
  • Associação Tá a Mexer: pelo projecto Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 4.ª geração – Projecto CLDS 4G (Des)envolver + Lourinhã, que teve início em Outubro de 2020. O projecto pretende promover a inclusão e coesão social de grupos com maior fragilidade social.

Voluntariado

  • Carlos Valeriano: em 2020, no início da pandemia e devido à inexistência de máscaras disponíveis no mercado, criou um grupo de voluntárias para produzirem máscaras. O seu empenho levou à mobilização de centenas de voluntários que costuraram mais de 600 mil máscaras que foram doadas a várias instituições.
  • Alex Santos: baterista lourinhanense que em 2020 iniciou as campanhas solidárias de angariação de bens para a União Audiovisual – Núcleo do Oeste, sob o lema #NinguémFicaParaTrás. Foram apoiados técnicos do audiovisual e as suas famílias, que vivem em situação precária devido ao cancelamento de todas as actividades do espectáculo. Entre as várias iniciativas, trocou aulas de bateria por sacos de bens alimentares.
  • Oeste Safe: pela organização da campanha “Presente Solidário”. Uma iniciativa de angariação de brinquedos, novos e usados, que forma distribuídos às crianças dos oito bairros sociais do Concelho da Lourinhã, no Natal de 2020. No total foram entregues 80 presentes.

Desporto

  • Clube Ténis da Lourinhã: em 2020 trouxeram uma nova modalidade ao concelho – o Padel, após as obras de requalificação e melhoramento dos espaços desportivos e sociais do Clube de Ténis da Lourinhã, com a inclusão de 2 novos campos de Padel.
  • Equipa de Futsal Feminino da Associação de Pregança do Mar: pela subida da equipa, treinada por Ana Castro, à I Divisão do Campeonato Distrital, que representa o trabalho, dedicação, atitude ganhadora e união do grupo.
  • Ginásio Ativo Fitness Club: pela campanha #eusouativoemcasa, com a dinamização de aulas gratuitas online durante os períodos de confinamento. Foram realizadas cerca de 50 sessões de 30 minutos, divulgados a partir do canal de Youtube e redes sociais do ginásio.

Empreendedorismo e Inovação

  • Quinta Galeana: em 2020, Sérgio Henriques e Rita Barceló proprietários da Quinta da Galeana, na Lourinhã, iniciaram a criação de marca e venda do produto “ovos biológicos da Quinta da Galeana”. O projecto avançou em 2019, com a instalação de galinhas, em cinco hectares desta propriedade, onde circulam livremente durante o dia e à noite recolhem ao galinheiro.
  • David dos Santos Batista: pela criação da marca “Máscara Portugal”, dedicada à produção de máscaras reutilizáveis, personalizadas, produzidas em Portugal e certificadas pelo CITEVE.
  • Topoterra: em 2020 estabeleceu uma parceria com a Leica Geosystems, integrando a rede de estações de referência Dgps GNSS SMARTNET da Hexagon. Esta parceria permitiu a instalação de uma estação de referência permanente na Lourinhã, que assim fica a integrar a rede do maior fornecedor de serviços de correcção do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) do mundo.

Música, Artes e Cultura

  • Jorge Fernandes: pela exposição ‘Diamantes em Bruto’. Em Janeiro 2020, depois de um ano em missão em Angola, o ribamarense Jorge Fernandes, regressou a casa e trouxe consigo fotografias que decidiu mostrar ao público, na exposição itinerante ‘Diamantes em Bruto’ – uma exposição que reuniu histórias reais de crianças que viveram na rua.
  • Sons na Minha Terra: festival online, organizado pelo Município da Lourinhã, onde músicos nacionais e locais foram convidados a actuar em lugares identitários do concelho. As actuações, sem público a assistir, foram gravadas em vídeo, em locais emblemáticos que reforçam o sentimento de identidade colectiva.
  • Dinis Carlos: o jovem cantor natural de Ribamar, de 19 anos, em Abril de 2020 participou no programa “All Together Now” da TVI, obtendo 97 pontos no máximo de 100. Apesar de não ter passado à semi-final, a sua actuação foi uma das mais elogiadas.

Startup

  • Sílica: Pelo lançamento da marca de relógios Silica, em Maio de 2020, pelos jovens Lourinhanenses David Delgado, Francisco Malvar, Paulo Alves e João Neto. A colecção conta com 6 modelos. O nome inspirado no mineral da areia – Sílica –, reflecte a identidade da marca, a mistura entre sol e a água, simbolizada nas praias portuguesas que dão nome aos diferentes modelos.
  • Juba: nova marca de toalhas de praia, lançada em Junho de 2020. Feitas à mão, é uma iniciativa da lourinhanense Liliana Matos. JUBA nasce da sintonia e da cumplicidade de duas amigas que partilham o gosto pela originalidade.
  • Olsani: criada pela lourinhanense Maria Coutinho em Novembro de 2020, esta marca tem como objectivo criar ferramentas que ajudem as crianças a brincar, desafiando as suas capacidades, sem imposições ou limitações à imaginação. Baseia-se na criação de brinquedos artesanais, sobre histórias tradicionais, produzidos em materiais naturais, como a madeira e algodão, que proporciona momentos de desenvolvimento da curiosidade, da imaginação e da criatividade infantil.

Turismo

  • David Batista – Campanha “Visit Lourinhã”: pela campanha de divulgação do concelho, que arrancou na Praia da Areia Branca, com a reprodução da frase “Visit Lourinhã” com chapéus-de-sol, que foram depois oferecidos aos banhistas. A iniciativa repetiu-se na Praia da Peralta com a oferta de toalhas. Os vídeos destas iniciativas foram o mote para o início da campanha 365 dias na Lourinhã, que tinha como objectivo mostrar, num vídeo diário, a diversidade de actividades lúdicas e empresariais do concelho.
  • Yukimura Sushi Bar: pela distinção, em Setembro de 2020, com o prémio “Traveller’s Choice 2020”, figurando no grupo de 10% dos melhores restaurantes do mundo, numa iniciativa da Tripadvisor.  
  • Furnaka Ecosurf Village: empreendimento turístico localizado na Lourinhã, reconhecido com o Galardão Green Key da Associação Bandeira Azul da Europa. Este é o primeiro e único empreendimento turístico do concelho a ser reconhecido com este galardão.

A cerimónia para a entrega dos galardões vai acontecer a 30 de Julho, numa gala semelhante à do ano passado, com transmissão online.