Laidita, Mininha e Adélia falaram à RCL no intervalo das gravações da Radionovela

Na sexta-feira, no final do 9.º episódio da Radionovela “Duas Irmãs, Dois Destinos” o telefone tocou era já meia-noite. Quem estaria a ligar àquela hora para a Maria Adelaide? É o que vai poder descobrir, amanhã, no novo episódio desta história.

Muitas voltas já deu a Radionovela, da autoria do Grupo de Teatro da Associação Musical e Artística Lourinhanense – o T’AMAL. Uma história que se passa em 1963 e que envolve uma família pobre, vinda da Serra da Lousã. Depois de prosseguir os estudos, Maria Adelaide torna-se professora. Numa ida à Figueira com os amigos, ficou grávida. Nunca se interessou nem pela gravidez nem pelos filhos, saindo de casa sem dizer nada pouco tempo depois de nascerem.

Jorge Spatz, encenador do grupo, considera que esta foi uma experiência “muito interessante”, numa colaboração à qual pretende dar continuidade.  

Com a pandemia, o grupo de teatro ficou reduzido a 11 elementos, motivo pelo qual alguns actores se desdobram em várias personagens. É o caso de Fátima Quintans, que interpreta três personagens: Maria das Dores, a amiga Adélia e uma criada. Três papéis que agarrou com agrado, uma vez que no teatro em palco costuma dar voz a personagens masculinas. À RCL, numa pausa nas gravações, conta-nos que esta era uma experiência que sempre quis fazer.

Catarina dá a voz a Mininha e é o mais recente membro do T’AMAL, tendo entrado para o grupo antes do confinamento. Conta-nos que chegou a ensaiar algumas peças, mas nunca chegou a entrar em palco. Os ouvintes da RCL foram o seu primeiro público. Para Catarina, uma das principais diferenças é a interacção entre actores: algo que é mais fácil em cima do palco.

Ao contrário de Catarina, Sofia Anjos já está habituada a pisar o palco. Na Radionovela “Duas Irmãs, Dois Destinos” dá vida – e voz – a Laidita. A actriz considera que uma das principais diferenças entre o teatro tradicional e o radiofónico prende-se com a memorização das falas.

A Radionovela “Duas Irmãs, Dois Destinos” pode ser acompanhada na RCL à segunda, quarta e sexta-feira, às 10h30, com reposição dos episódios da semana, no domingo às 17h. Uma história que vai poder acompanhar até 28 de Julho.