João Paulo Félix vai correr 2222 quilómetros pelos Direitos das Crianças

Correr 2222 quilómetros em 40 dias. É este o objectivo do sociólogo e atleta João Paulo Félix, que irá percorrer o país numa iniciativa de cariz social que pretende sensibilizar para os direitos das crianças. A “Volta a Portugal a correr” teve início hoje, na Praia da Areia Branca, um local por si acarinhado.

João Paulo Félix

No seu dia-a-dia, João Paulo Félix está habituado a lidar com crianças com vidas difíceis, considerando por isso necessário “sensibilizar e agir em prol dos direitos das crianças”.

Residente em Alenquer, mas natural de Salvaterra de Magos, o atleta de 50 anos já percorreu 7257 quilómetros por várias causas sociais, como para a Esclerose Múltipla e para o Autismo. Este ano, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens associou-se ao atleta. João Paulo vai levar consigo, ao longo do percurso, um passaporte para ser carimbado por cada comissão por onde passar. Para Rosário Farmhouse, presidente da Comissão Nacional, este é um dia “especial”.

Rosário Farmhouse

Com 2222 quilómetros pela frente, o atleta irá percorrer, em média, 55 quilómetros por dia, o equivalente a 6 horas “com paragens técnicas”. Sesimbra, Mértola, Marvão, Mirandela, Mealhada e Caldas da Rainha são alguns dos locais por onde João Paulo Félix vai passar, numa volta que pretende também promover os territórios. O calor, diz-nos, será o seu principal obstáculo.

O desafio de João Paulo Félix termina a 23 de Agosto, no local de onde partiu: a Praia da Areia Branca. Esta é também uma prova de superação, com o atleta a tentar bater o seu record pessoal de ultramaratonas consecutivas. A aventura de João Paulo Félix pode ser acompanhada aqui