Jota-Joti: Lourinhã recebe maior evento escutista internacional

Foto: DR

O Concelho da Lourinhã acolhe este fim-de-semana, dia 16 e 17 de Outubro, aquele que é considerado o maior evento escutista internacional do ano. Trata-se do Jota-Joti, uma actividade de comunicação via rádio e Internet que, no nosso concelho, é promovida pelo Núcleo da Fraternidade de Nuno Álvares, com o apoio do Grupo de Radioamadores da Lourinhã.

A actividade tem como objectivo a troca de mensagens, em inglês, com grupos de escuteiros de todo o mundo, como nos explicou João Subtil, presidente do Núcleo da Lourinhã da Fraternidade de Nuno Álvares.

Promover a amizade e a cidadania é um dos objectivos da actividade, na qual participam mais de 2 milhões de escuteiros do mundo. As condições atmosféricas (assim como os equipamentos) têm influência nas comunicações estabelecidas. O mais difícil, diz o responsável, é conseguir comunicar com o outro lado do atlântico.

As conversas entre os participantes são essencialmente conversas simples e curtas, feitas com o recurso a códigos internacionais e ao alfabeto fonético.

Foto: DR

O Núcleo da Lourinhã da Fraternidade vai também operar com a estação da Região de Lisboa da Fraternidade. Para além das comunicações via rádio existem também as comunicações via Internet – numa tentativa de atrair os jovens à actividade.

O Jota-Joti arranca já esta sexta-feira e estende-se até domingo. As duas estações vão operar a partir da sede do Grupo de Radioamadores da Lourinhã, instalada na antiga Escola Primária da Marquiteira. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Na edição do ano passado conseguiram estabelecer cerca de 200 comunicações, com estações nacionais e internacionais, sobretudo com países da Europa. Conseguiram também comunicar com o Canadá e o Brasil.

O Núcleo da Lourinhã da Fraternidade de Nuno Alvares celebrou no passado dia 10 de Outubro seis anos de actividade. Este domingo juntam-se ao núcleo mais dois elementos, subindo assim para 13 o número de escuteiros adultos que compõem o grupo. A cerimónia de compromisso vai decorrer durante a missa de domingo, na Igreja de Santo António, na Lourinhã. O fim-de-semana fica também marcado pela eleição da direcção do núcleo.

A Fraternidade de Nuno Álvares foi fundada pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE) a 27 de Maio de 1955, como uma forma de manter unidos no mesmo ideal todos aqueles que, por razões particulares da sua vida, não pudessem continuar no activo na associação escutista juvenil. Actualmente assume-se como uma associação de escuteiros adultos, comprometidos com a acção e o serviço junto das suas comunidades, bem como do CNE.