Laboratório de Dança traz a Torres Vedras a coreógrafa Mariana Tengner Barros

Mariana Tengner Barros é a artista convidada deste ano, responsável pela direção artística da 11.ª edição do Laboratório de Dança (LAB), que acontece anualmente em Torres Vedras. Com um trabalho de grande pendor performativo, a coreógrafa junta-se a nomes como Clara Andermatt, Marco da Silva Ferreira, Victor Hugo Pontes, Tânia Carvalho ou a dupla Jonas & Lander, convidados em edições anteriores.

Organizado pela Associação ESTUFA desde 2011, o Laboratório de Dança é um projeto de experimentação e criação artística em dança contemporânea que envolve bailarinos, estudantes de dança e teatro de todo o país, sendo também aberto à participação da comunidade local.

“É deste encontro entre pessoas com idades diferentes, conhecimentos técnicos e proveniências territoriais diversas que nasce a força do LAB”, refere, em comunicado, a Associação ESTUFA.

Para os jovens bailarinos que o LAB recebe todos os anos, e que vêm de várias partes do país, “é uma oportunidade única de experienciar um contexto muito próximo ao contexto laboral”. Para a comunidade local que participa no projeto, quer de forma mais ativa, ao nível da interpretação, ou apenas como público, “o projeto tem revelado inúmeros coreógrafos com distintas linguagens, aproximando os espectadores do universo tão rico da dança contemporânea”, refere a associação.
Os processos de criação têm a duração de cerca de três a quatro semanas e culminam numa apresentação final pública no Teatro-Cine de Torres Vedras, coprodutor do projeto.

A residências artística desta edição realiza-se entre 22 de agosto a 9 de setembro. As inscrições estão abertas a maiores de 12 anos, com interesse em artes performativas, que desejem integrar o corpo de intérpretes com quem a coreógrafa vai trabalhar ao longo de 3 semanas.

A participação no Laboratório de Dança é gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui.

A estreia da criação resultante deste processo está marcada para 10 de setembro, às 21h30, e dia 11 de setembro, às 18h. Os bilhetes podem ser adquiridos na BOL ou no Posto de Turismo de Torres Vedras.