Cancro da mama: Lourinhã recebe rastreio gratuito até 1 de setembro

A Delegação da Lourinhã da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove, até 1 de setembro, um rastreio do cancro da mama. O rastreio é gratuito e vai decorrer na Unidade Móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Praça José Máximo da Costa, de segunda a sexta-feira, entre as 9h às 13h e das 14h às 17h30. Esta é a segunda vez que o concelho recebe esta ação da LPCC depois de, no ano passado, ter recebido o rastreio entre outubro e novembro.

No local, “estará uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama, com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico”, refere a autarquia e comunicado.

São elegíveis ao rastreio mulheres com idade entre os 50 e os 69 anos. O rastreio gratuito resulta do seu alargamento aos distritos de Lisboa e Setúbal pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o ACES Oeste Sul.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro ressalva que qualquer mulher que se dirija à Unidade Móvel ou que ligue para os nos 245 009 299 ou 915 999 890, para fazer agendamento, poderá fazer o rastreio.

O cancro da mama é um problema de saúde pública, apesar de não ser dos mais letais, tem uma alta incidência e uma alta mortalidade, sobretudo na mulher. Em Portugal, com uma população feminina de 5 milhões, foram diagnosticados, em 2020, cerca de 7000 novos casos de cancro da mama e 1800 mulheres morreram com esta doença. O exame clínico e a mamografia são meios para um diagnóstico precoce da doença.