Lançado ‘Prémio Presidente Carlos Bernardes’ para as escolas

As entidades gestoras de resíduos ERP Portugal e a Novo Verde lançaram o Prémio Presidente Carlos Bernardes. O prémio de homenagem ao autarca de Torres Vedras, que morreu este ano, visa promover práticas sustentáveis e a sensibilização ambiental nas escolas.

A iniciativa faz parte do programa “Planeta da Transformação no Oeste”, iniciado em 2018 junto dos mais de 4.000 alunos do 4.º ano de escolaridade, e tem como objectivo “promover práticas sustentáveis através de acções de sensibilização ambiental e distribuição gratuita de informação sobre a importância e as vantagens da economia circular”.

O nome atribuído a este prémio surge na sequência das acções que têm sido implementadas no território do Oeste, já que destaca “o marcante trabalho levado a cabo pelo presidente Carlos Bernardes em matéria de educação e sensibilização ambiental”.

Pedro Folgado, presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste (entidade parceria do prémio), refere que, além da sensibilização das crianças e jovens para o tema da economia circular, a atribuição do Prémio Presidente Carlos Bernardes “marca e reforça a relevância das iniciativas de educação ambiental, vector incondicional e inegável da herança deixada por Carlos Bernardes, eterno defensor das causas ambientais”.

O prémio prevê actividades pedagógicas e educativas no início do próximo ano, dirigidas às escolas do ensino básico dos 12 concelhos da Região Oeste, em formato digital e centralizadas na plataforma Academia do Oeste, onde vão estar disponíveis diversas ferramentas e onde vão decorrer webinars temáticos, em parceria com as entidades envolvidas.

No contexto de combate às alterações climáticas e ao insucesso escolar, os alunos vão ser desafiados a construir soluções para a entrega selectiva de equipamentos eléctricos e electrónicos, pilhas e embalagens em fim de vida, utilizando materiais reutilizados.

Aos alunos vencedores do prémio vão ser atribuídos 120 tablets (sendo que serão distinguidos 10 alunos por município). Também vão ser reconhecidos os municípios, as escolas e os professores dos alunos participantes.

O Prémio Presidente Carlos Bernardes conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direcção-Geral das Actividades Económicas, Programa Eco-Escolas e Oeste Sustentável.