Leader Oeste faz intercâmbio de projeto de cooperação em São Tomé e Príncipe
Decorreu entre os dias 1 e 6 deste mês, uma visita de intercâmbio do projeto de cooperação transnacional SAL-Sistemas Alimentares Locais, a São Tomé e Príncipe. Tratou-se de uma liderada pela ATAHCA, na qual participaram as associações de desenvolvimento local nacionais da ADREPES, A2S, LEADER OESTE, ADL e PINHAL MAIOR, assim como a ADAPPA, a congénere de São Tomé e Príncipe.
Segundo um comunicado da Leader Oeste, o programa de atividades foi cumprido na íntegra, tendo sido partilhadas “boas práticas, conhecimentos e experiências por parte dos parceiros portugueses, com entidades locais privadas e públicas do País anfitrião”.
No dia 2 de dezembro foram realizadas diversas reuniões institucionais, com o Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas de São Tomé e Príncipe, Abel Bom Jesus, com o Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe, Luís Leandro da Silva, com o representante da FAO em São Tomé e Príncipe, Emílio Ramos, com a representante da Direção de Turismo e Hotelaria de São Tomé e Príncipe e com o Diretor de Empreendedorismo de São Tomé e Príncipe, Admilton Teixeira.
Já nos dias 3 e 4, as entidades parceiras portuguesas do projecto SAL, foram responsáveis pelas Oficinas de Capacitação e Troca de Experiências, para cerca de 50 formandos do país anfitrião, como agricultores, técnicos, dirigentes e empreendedores do sector agrário local. Estas oficinas abordaram temas como a comercialização de proximidade, a valorização dos produtos locais e da produção local para uma maior sustentabilidade alimentar, higiene e segurança alimentar nos circuitos curtos de comercialização e a conservação de recursos genéticos vegetais.
Para além de serem realizadas em Sala, as oficinas contaram com visitas ao terreno, em que “os parceiros do projeto de cooperação transnacional SAL, visitaram ainda boas práticas de organização agrícola em São Tomé e Príncipe”. Foi ainda realizada uma oficina sobre parcerias estratégicas e cooperação nos programas de alimentação escolar ao nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com a presença da Ministra da Educação, Cultura e Ciências de São Tomé e Príncipe, Isabel Abreu.
No penúltimo dia de visita, as entidades parceiras do projecto de cooperação SAL organizaram um Seminário sobre a temática da Partilha de Boas Práticas em Sistemas Alimentares Locais , com a presença do representante do Ministério de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca, o engenheiro Carlos Pascoal.
6 de dezembro, o último dia deste intercâmbio, foi dedicado à visita e reunião de trabalho com o responsável pelo projecto COMPRAN-Apoio à Comercialização, Produtividade Agrícola e Nutrição e uma visita à Escola Básica da Madalena, para conhecer o seu projecto de horta escolar.
De acordo com o comunicado enviado à redação da RCL, a Leader Oeste considera “que a partilha deste tipo de boas práticas é importante para ajudar os territórios e os seus atores a minimizar e ultrapassar as inúmeras dificuldades inerentes à complexidade dos Sistemas Alimentares Locais…”, afirmando ainda que a avaliação final realizada pelos participantes das Oficinas de Capacitação, “permitiu concluir que a construção de capacidades e competências em agroecologia, circuitos curtos de comercialização e sistemas alimentares sustentáveis, assim como a partilha de conhecimentos e experiências entre os dois territórios e os atores que os compõem, é uma mais valia para todos…”
O projecto de cooperação SAL é cofinanciado pelo PDR 2020 através da Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Ação Local.